metropoles.com

Comerciantes do DF pedem quebra de monopólio da Petrobras sobre etanol

Empresários buscam na Justiça Federal que fabricantes entreguem o combustível diretamente aos donos dos postos, sem passar pela estatal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Gasolina
1 de 1 Gasolina - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF) ingressou, na tarde desta segunda-feira (4/6), com ação civil pública na Justiça Federal para a quebra do monopólio da Petrobras sobre o preço do etanol. O objetivo da entidade é fazer com que a redução do valor por litro do combustível chegue diretamente ao bolso do consumidor brasiliense.

Na peça, o presidente da entidade, Cléber Pires, pede que a Justiça autorize produtores e fornecedores de etanol a realizar a venda direta aos postos de combustíveis revendedores em todo Brasil, sem a imposição compulsória da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e de distribuidoras intermediárias. Segundo Pires, os dispositivos restringem mercados e atentam contra a livre concorrência.

Leia a peça:

ACP ACDF – Combustiveis by Metropoles on Scribd

 

Repercussão no Congresso
A decisão de tentar quebrar o monopólio da estatal em relação ao biocombustível no âmbito do Judiciário terá reflexos no Congresso Nacional. Em vídeo divulgado nas redes sociais nesta segunda (4), o deputado federal Rogério Rosso (PSD) endossou a decisão da entidade.

“É um absurdo o monopólio da Petrobras sobre o preço do álcool. Ela não produz álcool, e sim derivados do petróleo. Se quebrarmos este monopólio, com certeza o consumidor do Brasil inteiro terá o etanol com um preço infinitamente menor do que o valor da gasolina”, disse o parlamentar.

Veja o vídeo:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?