metropoles.com

Com privatização sob risco, TCU indica melhoria em índice dos Correios

Levantamento divulgado pelo órgão de fiscalização federal registrou avanços nas áreas de gestão, governança e de boas práticas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Filipe Aguiar
Rio pessoas se aglomeram para retirar encomendas nos Correios
1 de 1 Rio pessoas se aglomeram para retirar encomendas nos Correios - Foto: Filipe Aguiar

Um levantamento realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) indica que os Correios registraram uma evolução no Índice de Governança e Gestão das Empresas Públicas Federais (IGG). A instituição é uma das que integram o plano do governo federal a serem privatizadas (leia abaixo).

No estudo concluído pelo órgão de controle no ciclo de 2021, a estatal registrou 73,9% de aderência ao questionário, demonstrando avanço em relação à avaliação realizada em 2018, quando alcançou 67% da pontuação.

Com esse resultado, os Correios se posicionam entre as 20 estatais com os melhores índices mensurados, num total de 54 empresas públicas avaliadas.

O chamado IGG-TCU mede o nível de governança e implementação de boas práticas de liderança, estratégia, gestão de TI, gestão de pessoas e contratações das organizações públicas federais.

“Há espaço e disposição para atingirmos níveis ainda melhores de excelência na gestão. Para isso, a empresa tem atuado firmemente em sintonia com as conformidades normativas e aderido em maior grau às principais práticas de mercado”, afirmou ao Metrópoles o presidente da empresa, general Floriano Peixoto.

Privatização

Em agosto, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei nº 591/2021, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a privatização dos Correios.

O texto seguiu para o Senado Federal, onde está sendo analisado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), mas enfrenta resistências.

A principal proposta de mudança em relação ao texto aprovado em agosto na Câmara é de fixação de um prazo mínimo para que agências dos Correios continuem funcionando em municípios com população de até 15 mil habitantes, na chamada Amazônia Legal.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?