metropoles.com

Com doses extras, Ibaneis prevê vacinar pessoas de 25 anos “ou menos”

Declaração do governador foi publicada no Twitter, após o Ministério da Saúde incluir 290 mil doses adicionais, além do previsto para o DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto / Metrópoles
ibaneis vacina
1 de 1 ibaneis vacina - Foto: Hugo Barreto / Metrópoles

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou, neste sábado (31/7), que espera reduzir a idade contemplada na campanha de vacinação contra a Covid-19, para abranger pessoas com 25 anos “ou até menos”, nos próximos dias. A declaração foi publicada no Twitter pelo próprio titular do Palácio do Buriti, durante uma pausa na agenda oficial no Núcleo Bandeirante.

A redução da faixa etária será possível após o Ministério da Saúde atender à reivindicação do Governo do Distrito Federal (GDF) e incrementar os repasses previstos para a Secretaria de Saúde, com mais 292.055 doses extras de vacinas.

“Isso vai colocar a vacinação do Distrito Federal em dia com o resto do Brasil. E poderemos abaixar para 25 anos ou até menos nos próximos dias. Aguardamos um lote na quinta-feira e outro na outra semana. Preparem o braço!”, escreveu.

Veja a publicação:

Doses escalonadas

De acordo com o governador, o quantitativo adicional será dividido em três etapas: a primeira delas, com cerca de 90 mil doses da Pfizer, foi liberada pela manhã; as outras 200 mil unidades previstas devem chegar nas próximas remessas.

“Fomos atendidos integralmente no nosso pleito de doses extras. As 90 mil de agora são antecipação das 290 mil. O Ministério da Saúde enviará, nas próximas duas pautas, 200 mil doses extras, além das ordinariamente previstas”, explicou o emedebista ao Metrópoles.

Antes da confirmação do governo federal, a Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF) chegou a ingressar com ação no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para cobrar da União o incremento das remessas, visto que inúmeras categorias de servidores federais foram incluídos no plano de imunização sem a previsão inicial dentro da contabilidade de doses necessárias.

A reivindicação ganhou ainda mais força após a Secretaria de Saúde diagnosticar, por meio de sequenciamento genético, a presença da variante Delta do Sars-Cov-2 em cerca de 50 pessoas do Distrito Federal. Pelo menos quatro óbitos foram confirmados pela mutação da Covid-19 considerada mais transmissível.

Com a sinalização positiva do Ministério da Saúde, contudo, o objeto da ação perde o efeito e o pedido judicial deve ser retirado de tramitação pelo Palácio do Buriti.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?