metropoles.com

Com dois pretendentes, PSol deve realizar prévias para nome ao GDF

Keka Bagno e Raphael Sebba disputam internamente e, caso não haja unidade entre as vertentes, filiados farão a escolha pelo voto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O Partido Socialismo e Liberdade (PSol) tem dois nomes como pré-candidatos ao Governo do Distrito Federal (GDF) nas eleições de outubro deste ano. Os postulantes representam vertentes internas diferentes da sigla.

O mais recente anúncio foi da assistente social Keka Bagno, a qual concorreu ao cargo de vice-governadora na chapa de 2018 encabeçada pela professora universitária Fátima Sousa. O sociólogo Raphael Sebba também está na disputa.

Keka é conselheira tutelar em segundo mandato e tem o apoio do deputado distrital Fábio Felix, primeiro candidato do partido a conquistar uma vaga na Câmara Legislativa (CLDF).

No caso de Sebba, o qual teve o a pré-candidatura lançada em novembro do ano passado, tem a preferência  da ex-deputada federal Maria José Maninha.

PSol lança pré-candidatura ao 1º mandato coletivo indígena da CLDF

Bandeiras sociais

A jovem afirma “atender a um chamado de mulheres, negras, povos de terreiro, LGBTI+ e das profissionais e usuárias das políticas de assistência social para trazer esses segmentos da população, as maiorias sociais, ao centro do debate político”.

Sebba acrescenta que pretende mirar nos problemas estruturais do DF e Entorno, como mobilidade urbana, falta de moradia, saúde precária e desigualdade social.

“Meu nome foi apresentado por pessoas envolvidas na luta há anos no DF e há seis meses construindo uma pré-candidtura que enfrente com coragem e responsabilidade as questões mais urgentes da população. O campo progressista se desconectou do sentimento popular e, por isso, tem se mostrado incapaz de enfrentar Ibaneis e o bolsonarismo de forma efetiva nas urnas. É preciso apresentar ao DF uma alternativa de esquerda que encante, mobilize e enfrente os debates que precisam ser enfrentados”, afirmou.

4 imagens
Raphael Sebba tem apoio da ala integrada por Guilherme Boulos
Keka Bagno tem o apoio do deputado distrital Fábio Felix, o primeiro do partido a ter mandato na CLDF
Presidente do PSol-DF, Marivaldo Pereira elogia os dois nomes e diz que sigla buscará um entendimento para outubro
2 de 4

Raphael Sebba tem apoio da ala integrada por Guilherme Boulos

3 de 4

Keka Bagno tem o apoio do deputado distrital Fábio Felix, o primeiro do partido a ter mandato na CLDF

4 de 4

Presidente do PSol-DF, Marivaldo Pereira elogia os dois nomes e diz que sigla buscará um entendimento para outubro

Perfis

Keka Bagno é sacerdotisa de umbanda, militante feminista, do movimento negro e também uma das lideranças da campanha Despejo Zero. Em 2019, ganhou prêmio da CLDF pela destacada atuação na área da infância e da juventude.

O sociólogo Raphael Sebba é formado pela Universidade de Brasília, faz mestrado em arquitetura e urbanismo e tem extensão universitária em Etnografia em Mídias Sociais pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD).

É ativista, mobilizador de campanhas com causas sociais e foi candidato a deputado distrital nas eleições de 2018, quando obteve pouco mais de quatro mil votos.

“Em breve, o partido decidirá de maneira democrática quem pode apresentar nosso programa de maneira mais competitiva e colocar as pautas do povo no centro do debate público”, afirmou.

Procurado pelo Metrópoles, o presidente do diretório regional do PSol, o advogado Marivaldo Pereira, afirmou que a tendência do partido é buscar um entendimento sobre quem representará melhor a sigla nas próximas eleições.

“Como presidente do partido, os dois companheiros são fantásticos e é um privilégio muito grande militar ao lado deles e de ter a possibilidade de tê-los como candidatos ao governo do DF. O partido agora vai se reunir para estabelecer um procedimento para a escolha do melhor nome que vai nos representar em outubro de 2022”

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?