metropoles.com

Com baixo estoque, Ministério da Saúde negocia Coronavac com Butantan

Por enquanto, a campanha para crianças de 3 a 5 anos usará doses remanescentes de etapas anteriores da vacinação contra a Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Vacina Prédio do Ministério da Saúde na Esplanada dos Ministérios em Brasília/DF
1 de 1 Vacina Prédio do Ministério da Saúde na Esplanada dos Ministérios em Brasília/DF - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Ministério da Saúde informou, nesta segunda-feira (18/7), ter iniciado tratativas com o Instituto Butantan para a compra de mais doses da vacina Coronavac.

O posicionamento ocorreu após o Metrópoles divulgar que o baixo estoque do imunizante limitará a primeira fase da nova campanha, após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter autorizado o uso para crianças de 3 a 5 anos.

Secretarias estaduais, municipais e do Distrito Federal foram orientadas a iniciar o novo ciclo com os estoques existentes de Coronavac resultado das sobras de outras fases da campanha de combate à Covid-19.

“A pasta recomenda que seja utilizado os estoques existentes nos estados e municípios. No entanto, o Ministério da Saúde segue em tratativas para aquisição de novas doses. A decisão será formalizada em nota técnica aos estados, bem como o cronograma de entrega de doses adicionais”, afirmou em nota encaminhada ao Metrópoles.

A Coronavac é produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. Essa foi a primeira vacina a ser usada no Brasil. Em janeiro deste ano, a Anvisa concedeu autorização para o uso ao público de 6 a 17 anos.

Instituto Butantan cobra inclusão da Coronavac para crianças no PNI

Fabricação parada

Como a vacina ainda não foi incorporada ao Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde, e não houve demanda para mais fabricação, a produção está parada no Butatan.

“Todos os imunobiológicos fabricados pelo Instituto são produzidos por encomenda. Para falarmos sobre produção e prazos precisamos que, incorporada a Coronavac ao PNI, o Ministério da Saúde diga quantas doses da vacina serão necessárias”, explicou o instituto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?