Com avanço da vacinação, mortes por Covid despencam para 0,1% no DF
Boletim da Codeplan também indica a menor taxa de mortalidade (óbitos a cada 100 mil habitantes), que chegou a 106,2 e está em 2,6
atualizado
Compartilhar notícia
Os mais recentes dados divulgados pela Companhia de Planejamento (Codeplan) indicam uma queda considerável no número de óbitos causados pela Covid-19 no Distrito Federal. O boletim foi divulgado nesta terça-feira (1º/2).
Para se ter ideia, no momento mais crítico da pandemia, registrado no ano passado, a taxa de mortalidade (proporção de mortos pela doença a cada 100 mil habitantes) foi de 106,2. Atualmente, esse índice está em 2,6.
A taxa de letalidade – proporção de óbitos em relação aos casos confirmados – também caiu. Na pior fase da variante Delta, o índice chegou a 3,2%. O mais recente boletim indica que o número, atualmente – com grande parte da população vacinada – é de 0,1%.
“É inquestionável a efetividade da vacinação no percentual de mortalidade e de letalidade, comparando com a segunda onda (variante Delta). A vacina é a principal ação para combater a Covid-19, o restante é paliativo”, afirmou o presidente da Codeplan, Jean Lima.
Variação
O número de confirmações de novos casos de Covid-19 no Distrito Federal aumentou 1.483% em quase um mês.
O novo informativo da Codeplan detalha que, em 3 de janeiro deste ano, o DF notificou 727 casos de Covid em 24 horas. Já na última segunda-feira (31/1), o índice saltou para 11.508 pacientes infectados pela doença, de um dia para outro.
Com relação à ocupação de unidades de terapia intensiva (UTIs), a Secretaria de Saúde indicava, no início do mês, 36,1% de leitos com pacientes. Na mais recente aferição, o índice estava em 93,33% – o que representa uma variação de 538%.