Com 14 casos suspeitos, Alto Paraíso está sem kits para Covid-19
Prefeitura do município goiano informou que recebeu apenas três kits para exames e já foram usados. Cidade é portal de entrada para Chapada
atualizado
Compartilhar notícia
A Prefeitura Municipal de Alto Paraíso, cidade goiana do Entorno do Distrito Federal, comunicou neste domingo (05/04) que o principal município da Chapada dos Veadeiros (GO) recebeu apenas três kits para colher amostra e realizar o teste do novo coronavírus desde o início da pandemia no país.
Por não terem o material, os servidores estão sem conseguir diagnosticar os 14 casos suspeitos no local.
É de responsabilidade da Secretaria de Saúde de Goiás a distribuição do equipamento responsável pela confirmação da Covid-19. Sem expectativa para receber novo lote, a prefeitura tem orientado toda a população a permanecer em casa durante a quarentena, conforme orientou o governador goiano, Ronaldo Caiado (DEM).
A coluna procurou a Secretaria de Saúde de Goiás e, por nota, informou que, “por meio do Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO), realiza a montagem dos kits para a coleta de material para o exame de coronavírus para distribuição às Regionais de Saúde de Goiás, que distribuem aos municípios”.
Ainda segundo a pasta, “é importante que as cidades gerenciem esse material e solicitem à Regional de Saúde novos kits ao identificarem que estão acabando. Os municípios devem realizar a coleta de todos os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)”, frisou.
Atualização
Após a publicação da reportagem, às 17h58, a Prefeitura Municipal de Goiás atualizou a informação e disse ter tido acesso a um novo pacote contendo os kits de coleta de amostra biológica. Com isso, vai passar a colher materiais dos pacientes em investigação para encaminhá-los ao Laboratório Central de Goiânia. Segundo explicou o município, a nova leva tem capacidade para atender todos os atuais casos suspeitos na região, o que envolve também os povoados.
Reunião de emergência
Sem estrutura para uma grande epidemia, Alto Paraíso também teme o crescente número de turistas que buscam o endereço como refúgio ao novo coronavírus. Principal portal de entrada para a Chapada dos Veadeiros, casas, sítios e fazendas têm sido alugados no município e em povoados próximos como solução de isolamento para a pandemia.
A grande procura tem preocupado as autoridades locais, a origem dessas pessoas é de cidades com alta contaminação pela doença, o que coloca em risco a população municipal. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade tem pouco menos que 10 mil habitantes.
Nesta segunda-feira (05/04), a prefeitura convocou uma reunião de emergência para anunciar medidas que possam conter esse fluxo turístico.