metropoles.com

CLDF recebe questionamento judicial sobre reforma da Previdência

Dois dias após aprovação do projeto que alterou a previdência de servidores públicos, TJDFT manda questionamentos sobre quórum da sessão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
iprev cldf
1 de 1 iprev cldf - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) notificou a Câmara Legislativa, nesta sexta-feira (29/9), sobre o pedido de informações do quórum que deveria ter sido usado na votação do Projeto de Lei Complementar n° 122/2017.

Os questionamentos do desembargador Walter Leôncio Lopes Júnior foram motivados pelo pedido de mandado de segurança impetrado pelo distrital Cláudio Abrantes (sem partido). Na madrugada de quarta-feira (27), a proposta foi aprovada por 14 votos a 9, mas o deputado argumenta que a matéria exigia quórum de 16 parlamentares.

De acordo com a Procuradoria-Geral da Câmara Legislativa, o prazo de 10 dias começa a contar a partir de segunda-feira (2/10). Porém, o órgão promete entregar a resposta antes do prazo, ainda na próxima semana.

O pedido de mandado de segurança do deputado Cláudio Abrantes se baseou no texto da Lei Distrital n° 13/1996, que dispõe sobre a elaboração, redação, alteração e consolidação das normas legais do DF. Executivo, deputados da base e a Procuradoria da Casa entendem que o quórum deveria ser de maioria absoluta, com 13 votos. No entanto, a mesma lei afirma que, quando os projetos de lei tratarem de matéria tributária ou previdenciária, são necessários 16.

O PLC n° 122/2017 foi aprovado após uma sessão que durou 10 horas para ser concluída e teve diversas suspensões, por conta da complexidade da matéria que foi discutida por cerca de um mês pelo parlamento local.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?