metropoles.com

CLDF aprova lei que inclui setembro como mês de turismo cívico no DF

Medida vai para sanção do governador Ibaneis Rocha e servirá para desburocratizar, por exemplo, autorizações para eventos na capital federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Marinha do Brasil faz a troca da bandeira no mastro da BAndeira Nacional em Brasília
1 de 1 Marinha do Brasil faz a troca da bandeira no mastro da BAndeira Nacional em Brasília - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A Câmara Legislativa aprovou um projeto que inclui setembro como o mês do Turismo Cívico no Calendário Oficial de Eventos do DF. De autoria do presidente da Casa, deputado Rafael Prudente (MDB), a proposta estava tramitando desde agosto de 2019 e foi aprovada na última quarta-feira (10/3) em segundo turno e redação final, com 16 votos favoráveis. O texto segue para sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB).

Do ponto de vista prático, Brasília será a única capital que passa a ter, por lei, o mês de setembro inteiro destinado às ações relacionadas ao turismo cívico e não apenas o 7 de Setembro, quando a Independência é celebrada.

“Brasília encontra no turismo cívico sua vocação nata que somente a capital do Brasil pode exercer. Representa a materialização do sonho da nação brasileira, motivo de orgulho de um país que decidiu mostrar sua grandeza perante o mundo. Sabemos que o setor de turismo foi um dos primeiros a ser atingido com a pandemia, mas estamos imbuídos com todos os esforços e ações para que a gente possa ter uma retomada econômica e voltar com a geração de emprego”, afirmou Prudente.

A conquista busca promover o desenvolvimento econômico local, gerar mais emprego e renda, engajamento entre o poder público e privado em prol de ações sobre o tema, desburocratizar liberação de de eventos e agregar ainda mais valor às solenidades relacionadas ao civismo, como os 50 anos da Troca da Bandeira e o Bicentenário da Independência, em setembro de 2022.

“Essa lei é fruto de um trabalho de estruturação do programa de turismo cívico. Representa o resultado de uma série de ações que o nosso governo vem realizando para fortalecer toda a cadeia produtiva e posicionar Brasília como destino turístico, gerando mais emprego e renda, e ainda incentivando que todos os brasileiros conheçam a capital do seu país. Iniciativas que começaram desde o primeiro dia da nossa gestão, com a ressignificação da cerimônia da Troca da Bandeira, que logo se tornou a mais linda realizada em um país”, completa Vanessa Mendonça.

Turismo virtual

Durante a crise sanitária causada pela Covid-19, é possível vivenciar o turismo cívico na capital federal sem sair de casa, seguindo todos os protocolos de saúde recomendados contra a Covid-19.

A Setur-DF lançou, em setembro de 2020, a Coleção Rotas Brasília, uma série de miniguias organizadas por segmentos, com direito a tour virtual. Entre os passeios on-line, a Rota Cívica oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer as principais instituições governamentais, monumentos e locais históricos, como o Pavilhão Nacional, o Panteão da Pátria, o Memorial JK e até o Museu do Catetinho.

Para conhecer, basta clicar aqui.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?