Cláudio Abrantes anuncia que deixará liderança do governo Ibaneis na CLDF
Em conversa com o governador do DF, o deputado distrital comunicou que vai se dedicar exclusivamente à Comissão de Assuntos Fundiários
atualizado
Compartilhar notícia
O deputado distrital Cláudio Abrantes (PDT) anunciou nesta quarta-feira (16/12) que deixará a liderança do governo Ibaneis Rocha (MDB) na Câmara Legislativa (CLDF) a partir de janeiro de 2021. Durante reunião no Palácio do Buriti com o chefe do Executivo, o parlamentar justificou a decisão por querer se dedicar à Comissão de Assuntos Fundiários (CAF), para a qual foi eleito presidente.
“Após dois anos de muito trabalho e de muita produtividade, nós chegamos a um comum acordo, até para que eu possa me dedicar mais à Comissão de Assuntos Fundiários, que tem muitas pautas importantes para o próximo biênio. Por isso, deixo a liderança do governo. Agradeço a confiança do governador, dos membros do governo e sigo agora na nova missão, tão importante quanto. Fica o meu agradecimento e a sensação de dever cumprido com a população do Distrito Federal”, disse à coluna Janela Indiscreta, do Metrópoles.
Ainda na campanha que deu a vitória para o então candidato Ibaneis Rocha, em 2018, Abrantes decidiu abandonar as sinalizações do PDT ao anunciar apoio para a chapa do emedebista. Após a vitória, o distrital passou a ser um dos interlocutores mais fortes do chefe do Executivo, motivo que o fez assumir a liderança do governo na Câmara Legislativa.
Diálogo
Durante o período em que ocupou a função, enfrentou momentos de turbulência, mas o perfil discreto e de diálogo entre as várias frentes ideológicas ajudou na construção de vitórias para o Executivo local.
Com a decisão de Cláudio Abrantes, o governador terá de escolher um nome que agregue não apenas os apoiadores do governo, mas também o chamado centrão. O grupo de deputados autodenominados “independentes” tem incomodado o Palácio do Buriti, principalmente nas pautas que necessitam de maior quórum para aprovação no plenário.
Com o recesso da Câmara Legislativa, a possibilidade é que Ibaneis Rocha adie o anúncio do novo representante do Executivo local na CLDF apenas para o ano que vem, nas proximidades da reabertura do segundo biênio da atual legislatura. A tendência é que a função seja ocupada pelo distrital Hermeto (MDB).