metropoles.com

Cinco fatos que você não sabia sobre a nova ministra Flávia Arruda

Deputada pelo Partido Liberal, a nova integrante do Palácio do Planalto foi primeira-dama do DF e tem perfil habilidoso, segundo seus pares

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Deputada Flávia Arruda PL, chegando no plenário movimento na camara dos deputados eleicao presidente 11
1 de 1 Deputada Flávia Arruda PL, chegando no plenário movimento na camara dos deputados eleicao presidente 11 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Escolhida para ser a ministra-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, a deputada federal Flávia Arruda (PL-DF) substituirá Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira, que passa a ocupar a Casa Civil do Planalto do Planalto.

Parlamentar de primeiro mandato, a nova ministra ganhou destaque na presidência da Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional e é classificada por pares como dona de um temperamento moderado e conciliador.

Casada com José Roberto Arruda (PL-DF), Flávia era tida como sombra do ex-governador do DF, que lhe alçou na política. Arruda chegou a ser preso e condenado no âmbito da Caixa de Pandora, operação que desvendou um dos mais engendrados esquemas de corrupção envolvendo políticos, gestores e empresários da capital do país.

Apesar do vínculo óbvio com Arruda, nos últimos anos, Flávia desmonstrou capacidade de construir relações que a levaram a postos de destaques. O mais recente foi o comando da articulação orçamentária no Legislativo e, nesta segunda-feira (29/3), foi anunciada ministra.

A ascensão da congressista também prestigia o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, um dos políticos mais representativos do chamado Centrão.

O Metrópoles separou cinco fatos curiosos que ajudam a apresentar o perfil da nova ministra de Bolsonaro:

1- Nas últimas eleições, estreia dela no Congresso Nacional, Flávia Arruda foi a mais votada da bancada do Distrito Federal e obteve 121.340 votos.

2- Como parlamentar de primeiro mandato, Flávia foi uma das mais próximas aliadas de Rodrigo Maia (DEM-RJ) enquanto presidente da Câmara dos Deputados e, atualmente, também tem muita proximidade com Arthur Lira (PP-AL), que não recebeu o apoio do democrata. O bom trânsito entre as duas forças oponentes demonstra a facilidade que a parlamentar tem de se relacionar no Congresso

3- A nova ministra entrou na política como substituta do marido nas eleições de 2014. Na época, Arruda foi considerado ficha-suja pelo envolvimento na Operação Caixa de Pandora, também conhecida como Mensalão do DEM. Ela concorreu à vice na chapa encabeçada pelo já falecido Jofran Frejat (PL). Não venceu.

4- Além de bacharel em direito, Flávia Arruda também estudou educação física, mas não chegou a atuar na área.

5- Antes do mandato, a parlamentar trabalhou na Rede Bandeirantes e foi a garota do tempo do canal de TV.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?