metropoles.com

Casos de Covid no DF aumentam 1.281% em 15 dias, aponta Codeplan

Já a taxa de transmissão do vírus no DF cresceu 131% neste período. Atualmente, a capital conta com 28 mil casos ativos de Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
testagem teste de CoViD 19 voltada a assintomáticos
1 de 1 testagem teste de CoViD 19 voltada a assintomáticos - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A quantidade de casos de Covid-19 no Distrito Federal aumentou 1.281% em apenas 15 dias. Os dados são da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), divulgados nesta quarta-feira (19/1).

De acordo com o informativo da Codeplan, em 3 de janeiro deste ano, o DF tinha 2.028 casos ativos de Covid. Já nessa terça-feira (18/1), eram 28.012.

A taxa de transmissão do vírus no DF também subiu rapidamente. No dia 3, o índice estava em 1. Duas semanas depois, bateu o recorde do ano, chegando a 2,31 nessa terça. O aumento é de 131%.

Por outro lado, com o avanço da vacinação, a quantidade de óbitos é muito menor do que nas ondas anteriores da doença no DF. Nesta terceira onda, foram registradas quatro mortes pela doença, conforme o boletim da Codeplan.

Para se ter uma ideia, na segunda onda de Covid, quando houve 16.811 casos ativos, foram notificados 88 óbitos em decorrência da doença.

Confira o quadro com os números:

Obrigatoriedade de máscaras

Nesta quarta, diante do avanço da variante Ômicron no DF, o governador Ibaneis Rocha (MDB) determinou o retorno da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos. A medida já passa a valer na tarde desta quarta-feira, quando o novo decreto foi publicado.

O texto assinado pelo governador em exercício, Paco Britto (Avante), determina a obrigatoriedade da utilização de máscaras de proteção facial em todos os espaços públicos, inclusive em ambientes ao ar livre, vias públicas, transporte público, comércio, indústria e em estabelecimento de serviços. O item também é obrigatório nas áreas de uso comum dos condomínios residenciais e comerciais, no âmbito do DF.

O uso de máscara em locais abertos era obrigatório na capital do país desde abril de 2020, mas foi suspenso em novembro de 2021. Agora, o DF volta a retomar a obrigatoriedade em função de uma nova onda de contágio.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?