metropoles.com

Cascavel e atual namorada de Pazuello estavam em voo com Miranda

Deputado afirmou à PF que ex-ministro teria reclamado na viagem de possível pressão de Lira para liberar recursos. Presidente da Câmara nega

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
material cedido ao Metrópoles
miranda voo
1 de 1 miranda voo - Foto: material cedido ao Metrópoles

A viagem em que o deputado federal Luis Miranda (DEM-DF) mencionou para a Polícia Federal (PF) — na qual Eduardo Pazuello teria relatado suposta pressão sofrida pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira — teve também como passageiros Laura Appi, diretora de Programas do Ministério da Saúde e atual namorada do general, além de Airton Soligo, mais conhecido como Airton Cascavel, ex-assessor da pasta e alvo da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19.

De acordo com o roteiro de descolamento elaborado pelo cerimonial do ministério (veja abaixo), os dois nomes aparecem como acompanhantes de Pazuello no voo realizado no dia 21 de março para Guarulhos, onde a comitiva receberia mais de 1 milhão de doses de vacinas contra Covid-19 do consórcio Covax Facility.

“Outros na aeronave escutaram a mesma história que contei para a Polícia Federal”, disse. Na foto, além de Miranda e Pazuello, aparece o ex-ministro de Relações Exteriores Ernesto Araújo.

Recentemente, Laura Appi foi fotografada ao lado de Pazuello ao deixar, durante a manhã, o Hotel de Trânsito de Oficiais (HTO), local de hospedagem exclusiva para militares de alta patente.

Na hospedaria, um carro de propriedade de Airton Cascavel ficava à disposição do casal para uso em deslocamento não oficial do ex-ministro e atual secretário especial do Palácio do Planalto. Os casos foram revelados pelo Metrópoles.

Após as revelações, a assessoria de Lira divulgou a seguinte nota:

“A respeito das declarações dadas pelo deputado Luís Miranda, as mesmas devem ser respondidas pelo ex-ministro Eduardo Pazuello. Sobre as demais informações propagadas, o deputado deverá responder no foro adequado, que é o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados”.

Veja o roteiro:

Roteiro viagem SP by Metropoles on Scribd

Entenda o caso

O deputado federal Luis Miranda (DEM-DF) revelou, nesta terça-feira (3/8), um registro fotográfico da viagem que fez com o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello. Nessa viagem, segundo ele, o então titular da pasta teria afirmado receber pressão do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para a liberação de recursos para municípios selecionados pelo integrante do Centrão.

A viagem ocorreu no dia 21 de março para o recebimento de 1,22 milhões doses de vacinas contra covid-19 da Covax Facility, em Guarulhos (SP).

Mais cedo, também ao Metrópoles, o congressista afirmou que Eduardo Pazuello “tem muito a dizer” sobre a possível pressão de Lira para destinar recursos da União para municípios previamente selecionados.

“Não tenho nada a dizer, mas o Pazuello tem muito e pode ajudar muito o país a ser passado a limpo”, disse o deputado ao Metrópoles.

Veja foto:

Luis Miranda em voo com Pazuello

Além de Miranda, participaram da viagem:

    • Ministro de Estado da Saúde, Eduardo Pazuello
    • Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Henrique Araújo
    • Secretário de Ciência, tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde, Dr. Helio Angotti
    • Secretário de Comunicação e Cultura/MRE, Embaixador Paulino Franco Carvalho Neto
    • Representante da OPAS/OMS no Brasil, Socorro Gross
    • Assessor Institucional/GM, Airton Soligo
    • Chefe da Assessoria Int. de Assuntos em Saúde/MS, Cristina Machado Alexandre
    • Diretor de Programa/SE, Marcelo Pires
    • Diretora de Programa/SAPS, Dra. Laura Appi
    • Chefe da Assessoria de Cerimonial e Eventos, Marylene Souza
    • Introdutor Diplomático, Secretário Pedro Paranhos
Depoimento à PF

Reportagem publicada pelo jornal O Globo revelou vídeo com o depoimento do congressista à Polícia Federal, na semana passada. Nas imagens, o parlamentar relata conversa com Pazuello.

“Ó Arthur Lira, porra. O Arthur Lira colocou o dedo na minha cara e disse: ‘Eu vou te tirar dessa cadeira’ porque eu não quis liberar a grana pra listinha que ele me deu dos municípios que ele queria que recebesse. Ele bota o dedo na minha cara ”, relatou Miranda sobre a fala do ex-ministro.

Miranda alegou desconhecer o autor do “vazamento” do vídeo com o depoimento, mas confirmou ter informado aos investigadores da Polícia Federal sobre a suposta reclamação de Pazuello.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?