Carrefour vai bancar até 80% da faculdade de estagiários negros
Por enquanto, programa é exclusivo para São Paulo como forma de combater o racismo e investir em comunidades mais carentes
atualizado
Compartilhar notícia
O Grupo Carrefour Brasil se uniu com a Central Única das Favelas (Cufa) para realizar o Programa de Estágio Afirmativo 2021, nova modalidade de trainee para contratar e selecionar também pessoas negras que terão até 80% dos estudos custeados pela empresa.
A iniciativa é parte das ações da empresa após a morte de João Alberto Silveira Freitas, o João Beto, assassinado em novembro do ano passado, na frente de uma unidade do supermercado, em Porto Alegre (RS). O programa também objetiva o combate ao racismo e pretende gerar oportunidades para pessoas negras em situação de vulnerabilidade, das regiões periféricas da cidade de São Paulo, para ingressarem na graduação e no mercado de trabalho de maneira conjunta.
Realizada nesta semana, a primeira turma buscou candidatos nas favelas de Paraisópolis, Brasilândia, Parque Santo Antônio, Heliópolis e 10 10, que deverão passar pelo processo seletivo. Entre as etapas do processo, os candidatos passarão por testes, painéis com gestores do Carrefour, até chegarem ao vestibular para ingressarem na universidade.
“É muito importante que o Carrefour entre com a gente na missão de implementar uma agenda antirracista em toda a sociedade, abrangendo todas as esferas. É um grande passo na nossa causa que um grupo desse porte tenha assumido o desafio de incluir mais jovens pretos no mercado do trabalho, dando apoio a eles desde a base”, pontuou Celso Athayde, fundador da Cufa.
Desenvolvimento
Os novos estagiários passarão por uma imersão na empresa até ocupar vagas corporativas na sede do grupo e no Banco Carrefour. As posições poderão ser ocupadas nas áreas de tecnologia, financeiro, comercial, sustentabilidade, jurídico, marketing, têxtil, compras e postos de combustível. O programa de estágio possui duração de dois anos e, além do custeio dos estudos e da bolsa-auxílio, os selecionados terão benefícios de assistência médica, seguro de vida, vale-transporte, vale-refeição e descontos no cartão do supermercado.
“Entendemos que além de abrir vagas precisamos ir mais a fundo e proporcionar condições para que esses jovens sejam incluídos e tenham um futuro promissor. Por isso incluímos no programa a graduação em bacharelado ou tecnologia”, afirma Daniela Faria, gerente de Treinamento do Grupo Carrefour Brasil.
Os futuros estagiários poderão optar por cursos superiores de dois e quatro anos. No caso de cursos de tecnólogo, o Carrefour se responsabilizará pelo pagamento de 80% da mensalidade até o final dos estudos, e para os cursos de bacharelado, a empresa será responsável pelo pagamento de 80% no período de dois anos.
Após esse período, a bolsa será de 50%. As inscrições para os candidatos das favelas de Paraisópolis, Brasilândia, Parque Santo Antônio, Heliópolis e 10 10 seguem abertas até o dia 23 de julho.