metropoles.com

Capitão Augusto sobre Alberto Fraga na pasta de Segurança: “Tem calibre”

Um dos líderes da bancada da bala no Congresso Nacional defende nome do ex-congressista do DF, caso ministério seja desmembrado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo/Câmara dos Deputados
capitão augusto
1 de 1 capitão augusto - Foto: Arquivo/Câmara dos Deputados

Um dos principais nomes da Frente Parlamentar da Segurança Pública na Câmara dos Deputados, também conhecida como bancada da bala, o deputado federal Capitão Augusto (PSL-SP) afirmou ao Metrópoles, nesta sexta-feira (05/06), que o ex-deputado federal Alberto Fraga (DEM-DF) “tem calibre e envergadura” para comandar o possível Ministério da Segurança Pública, pasta hoje subordinada ao Ministério da Justiça.

De acordo com o parlamentar, os integrantes do bloco parlamentar estão alinhados quanto à indicação do coronel da reserva da Polícia Militar do DF (PMDF) para comandar o órgão, que tem a criação ventilada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O grupo defendeu o nome para o titular do Palácio do Planalto.

“Não acho que o presidente [Bolsonaro] deva assinar a criação do ministério agora, durante a crise. Mas o Fraga é o nome ideal quando acontecer. Ele tinha reeleição garantida para deputado federal, até mesmo senador. Tem experiência no Executivo e, acima de tudo, tem visão, envergadura e calibre”, disse o parlamentar.

Capitão Augusto explicou que, com a pandemia, além da crise econômica, haverá também a crise na segurança pública em todo o país. “Com as pessoas em casa, os bandidos se aproveitam para agir. Temos visto esse cenário crescendo e a história recente nos confirma isso. E teremos que ter um ministério para agir assim que a crise recuar. Não sei quando, mas agora não dá para trocar o pneu com o carro em movimento”, disse.

A coluna tentou contato com o ex-deputado Alberto Fraga, mas ele está no município de Água Fria (GO), onde possui uma fazenda.

Na quinta-feira (04/06), Bolsonaro confirmou que tem intenção de recriar o Ministério da Segurança Pública. Embora seja dada como certa, a recriação do órgão ligado ao Palácio do Planalto ainda não tem data para ser efetivada. “Existe a possibilidade”, afirmou o presidente.

Assessores do chefe do Executivo afirmam que o político também comenta a intenção de querer turbinar a Secretaria Nacional de Segurança, mas tem sido desaconselhado porque o órgão ainda teria de ser subordinado a algum ministro, o que inviabiliza a autonomia da pasta.

4 imagens
Amigo do presidente, o ex-deputado Fraga é cotado para a pasta
Integrante da Frente Parlamentar da Segurança Pública, deputado Capitão Augusto diz que bloco defende o nome do ex-parlamentar
1 de 4

Bolsonaro tem ventilado recriar o Ministério da Segurança Pública

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 4

Amigo do presidente, o ex-deputado Fraga é cotado para a pasta

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 4

Integrante da Frente Parlamentar da Segurança Pública, deputado Capitão Augusto diz que bloco defende o nome do ex-parlamentar

Valter Campanato/Agência Brasil
4 de 4

Igo Estrela/Metrópoles

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?