metropoles.com

Câmara Legislativa quer fazer cadastro de brasilienses curados da Covid-19

Projeto que está na Comissão de Constituição e Justiça quer obrigar Secretaria de Saúde a administrar o novo banco de dados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Teste para Covid-19
1 de 1 Teste para Covid-19 - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Um projeto de lei que tramita na Câmara Legislativa (CLDF) quer determinar ao Governo do Distrito Federal (GDF) a criação de um novo banco de dados abastecido exclusivamente com informações de brasilienses – e moradores de outros estados que se trataram na capital – e ficaram curados da Covid-19.

A ideia é ter o controle de pacientes tecnicamente imunizados, para ajudar outros infectados a se livrarem da doença, mas a medida também pode ajudar a monitorar a chamada “imunidade de rebanho”. A expressão serve para classificar quando muitas pessoas de uma comunidade já estão imunes contra infecção e, com isso, dificultam a ampla transmissão do vírus.

Se aprovado o projeto, o cadastro com informações dos pacientes já recuperados do Sars-Cov-2 servirá para contribuir com estudos e informações, principalmente de pessoas hiperimunes, com alta carga de anticorpos. Pesquisas internacionais indicam que o plasma sanguíneo desses pacientes pode ajudar no tratamento de infectados com a imunidade menos resistente.

“O estudo foi liderado pelo professor David Tappin, pesquisador da Universidade de Glasgow, na Escócia, e realizado em parceria com a agência europeia Instituto Nacional de Pesquisa em Saúde, no Reino Unido”, explica o deputado Martins Machado (Republicanos), autor da matéria, na justificativa apresentada. “O mundo todo tem se unido a fim de buscar rapidamente por tratamentos para a cura da doença. Um deles é a transfusão de sangue de pacientes curados”, explica o distrital.

6 imagens
1 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
2 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
3 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
4 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
5 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
6 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
Autorização

De acordo com a proposta, “ficam as unidades de toda a rede pública e privada de saúde do Distrito Federal obrigadas a solicitar os dados das pessoas curadas que contraíram a Covid-19 (novo coronavírus). Após autorizado pela respectiva pessoa curada, deverão seus dados ser enviados ao sistema próprio disponibilizado pela Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal”.

O texto já foi aprovado na Comissão de Educação e Saúde e agora seguiu para a de Constituição e Justiça da Casa, onde cumpre o prazo para apresentação de emendas. Caso aprovado, poderá ser encaminhado ao plenário, onde precisará de maioria simples, a metade dos presentes mais um.

Até o fechamento da reportagem, o Distrito Federal registrava 177.921 casos de Covid-19, sendo que 164.111 pacientes declaradamente curados. Contudo, também contabilizava 10.880 infectados ativos e 2.930 mortes por complicações causadas pela doença. Os dados foram atualizados no dia  14/09 (segunda-feira), às 18h13.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?