metropoles.com

Câmara avalia tirar de Exército fiscalização das armas de atiradores

Projeto de lei apresentado quer unificar com a Polícia Federal as atribuições relativas ao porte de armamento controlado no país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Assalto, simulação
1 de 1 Assalto, simulação - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados pretende tirar a exclusividade do Exército de fiscalizar colecionadores, caçadores e atiradores (CACs) de armas de fogo profissionais no Brasil e unificar a responsabilidade com a Polícia Federal (PF).

Atualmente, a corporação civil já tem a responsabilidade de registrar o porte de trânsito e, ainda, a expedição da autorização prévia para a aquisição de qualquer armamento controlado. O texto sugere a integração entre os sistemas de registro do Exército e o do Ministério da Justiça.

De acordo com o autor da proposta, deputado Ivan Valente (PSol-SP), levantamento recente indicou que o armamento em poder de civis aumentou em 65% em dois anos, chegando a mais de 1,151 milhão de armas nas mãos de cidadãos.

“Em 2020, a média diária do registro de armas feito por pessoas físicas na Polícia Federal foi de 378, quando em 2017, essa média era de 43 armas”, explicou o congressista.

Segundo ele, os recursos empregados pelo Exército para operações de fiscalização de lojas de armamentos controlados, por exemplo, apresentou queda nos dois anos e meio do atual  governo.

“Em 2020, o montante foi de R$ 3 milhões, 15% a menos do que em 2018 e 8% a menos do que em 2019. A diminuição contrasta com o período anterior ao atual governo: de 2016 a 2018, a verba cresceu 18%. O orçamento e o efetivo alocados na fiscalização desses acervos também sofreu redução”, explicou, ao se referir a números obtidos por meio de requerimento de informação da Câmara dos Deputados.

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?