metropoles.com

Bruno Araújo esvazia Belmonte e avoca poder por candidatura de Izalci

Decisão é novo capítulo da novela envolvendo a deputada federal Paula Belmonte e o senador pela corrida ao Governo do Distrito Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Cadu Gomes / Divulgação
Paula Belmonte aparece com fundo nublado
1 de 1 Paula Belmonte aparece com fundo nublado - Foto: Cadu Gomes / Divulgação

O presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo — que também comanda a federação nacional entre os tucanos e o Cidadania –, revogou, nesta sexta-feira (29/7), a decisão que dava 70% dos votos aos indicados da deputada federal Paula Belmonte (Cidadania) (foto em destaque) para a versão da aliança no Distrito Federal.

No documento, o líder nacional tucano também designou o senador Izalci Lucas (PSDB) para ser o coordenador da federação na capital federal, mas a presidência passa a ser da própria executiva nacional.

Com isso, ficou programado para 5 de agosto, próxima sexta-feira, a convenção eleitoral, quando a candidatura de Izalci Lucas ao governo do Distrito Federal deve ser referendada.

Na mesma reunião virtual, os caciques da federação devem aprovar a escolha das demais candidaturas, como a vice da chapa, Senado Federal e, ainda, as coligações partidárias e a numeração que cada nome terá para as eleições de outubro.

Cabo de guerra

A nova deliberação de Bruno Araújo esvazia ainda mais os poderes da deputada federal Paula Belmonte dentro da aliança formada entre o Cidadania e o PSDB.

Paula tentava levar os partidos para apoiar a possível candidatura do senador José Antônio Reguffe (União Brasil) ao Palácio do Buriti. No caso de uma desistência do congressista, a parlamentar assumiria a cabeça de chapa.

Do outro lado, Izalci também havia lançado o próprio nome para a disputa majoritária pelo Executivo distrital. Por ter maioria na federação, o PSDB acabou referendando o nome do tucano para a corrida ao Palácio do Buriti.

Após a decisão nacional, Paula Belmonte gravou um vídeo e, chorando, afirmou ter sido vítima de “violência política contra a mulher”. Ela apagou a publicação após a repercussão.

No mesmo dia, o Metrópoles revelou imagens de uma grande confusão protagonizada pela parlamentar e pelo marido dela, o empresário Luís Felipe Belmonte, que preside o Partido Social Cristão (PSC-DF) e é o primeiro suplente de Izalci no Senado.

Um boletim de ocorrência policial chegou a ser registrado contra o casal por uma militante do PSDB.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?