metropoles.com

Bolsonaro convoca general Ramos e Flávia Arruda para grupo da OCDE

Decreto publicado no Diário Oficial inclui ministros da Secretaria-Geral da Presidência e da Secretaria de Governo no comitê do Planalto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcos Corrêa/PR
Luiz Eduardo Ramos e Flávia Arruda
1 de 1 Luiz Eduardo Ramos e Flávia Arruda - Foto: Marcos Corrêa/PR

Um decreto publicado na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (15/2) convocou os ministros Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria-Geral da Presidência da República, e Flávia Arruda (PL), da Secretaria de Governo, para integrar o Conselho para a Preparação e o Acompanhamento do Processo de Acessão do Brasil à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Editado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e assinado pelo ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), o documento passa a valer a partir da publicação.

Em nota, a Secretaria-Geral da Presidência destacou que, “ao agregar um ator importante para as decisões de cunho político, especialmente na articulação junto ao Congresso Nacional, o governo espera robustecer o processo de acessão do Brasil à OCDE”.

No fim de janeiro, o governo foi convidado para dar início à entrada do Brasil na OCDE, grupo que reúne as nações mais desenvolvidas do mundo e estimula o progresso econômico e o comércio mundial.

Convite

O Brasil formalizou o pedido para ingressar no grupo em maio de 2017. A adesão do país foi aprovada durante reunião do conselho da OCDE, em Paris. Outros cinco países também receberam o convite: Argentina, Peru, Croácia, Bulgária e Romênia.

Em nota, a OCDE disse que fará uma avaliação rigorosa e aprofundada quanto ao alinhamento dos respectivos países às normas, políticas e práticas do órgão.

“Antes de qualquer convite para ingressar na organização como membros, serão necessárias mudanças na legislação, na política e nas práticas adotadas dos países candidatos para alinhá-los com os padrões e melhores práticas da OCDE, servindo assim como um poderoso catalisador da reforma”, informou a organização, em comunicado.

Historicamente, o ingresso de países na OCDE é formalizado de três a quatro anos após o convite de entrada. O Brasil, no entanto, quer reduzir esse prazo ao máximo e deve trabalhar para atingir, antes de 2025, o alinhamento completo junto à entidade.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?