Ato contra Bolsonaro no sábado terá bloqueio para carros na Esplanada
Carreata está prevista para sair do Buriti às 8h30 e vai até o Teatro Nacional, onde os militantes deixarão os veículos para seguir a pé
atualizado
Compartilhar notícia
A organização do ato contra a gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), marcado para ocorrer na manhã de sábado (29/5), em Brasília, informou que haverá um bloqueio para acesso de veículos na entrada da Esplanada dos Ministérios. Com isso, a carreata, que tem concentração prevista para as 8h30, nas proximidades do Palácio do Buriti, não poderá seguir com o percurso até a Praça dos Três Poderes.
“A carreata sairá do Palácio do Buriti e será dissipada nas proximidades do Teatro Nacional. De lá, as pessoas podem continuar seguindo o ato a pé. Quando o presidente se torna mais perigoso que o vírus é preciso ocupar as ruas, mas com responsabilidade”, explicou o deputado distrital Fábio Felix (PSol). A concentração para a passeata será às 9h.
O acesso de veículos será permitido apenas pelas avenidas paralelas ao Eixo Monumental (vias N1 e S2). De acordo com a orientação divulgada para os manifestantes, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) comunicou que haverá barreira da Polícia Militar (PMDF) para fazer revista após a Catedral.
Não serão permitidos mastros de bandeiras, objetos pontiagudos e cortantes, armas brancas (facas e canivetes, por exemplo) e quaisquer itens que possam ser identificados como perigosos pelos policiais. Cartazes estão autorizados, de acordo com o comunicado.
Com a previsão do tempo é de sol e de 29°C de temperatura, os organizadores pedem que os participantes levem filtro solar e garrafas de água mineral. Além disso, há a orientação de uso de máscaras PFF2 ou N95, que também serão distribuídas pelo gabinete itinerante de Fábio Felix.
“Não vá ao ato, caso seja do grupo de risco e não tenha sido vacinado com as duas doses, more com alguém nessa situação, esteja com sintomas ou se sinta inseguro(a)”, orienta a organização.
No comunicado, os coordenadores explicam que o trajeto do evento será feito por 10 filas em formato “indiano”, com distanciamento de 2 metros entre um militante e outro.
“Cada companheiro (a) deve orientar o próximo sobre segurança sanitária e disciplina militante. Caso não consiga estar presente, você pode fortalecer o ato da sua casa. Faça plaquinhas com palavras de apoio aos atos e poste nas redes sociais. Além disso, compartilhe e comente os conteúdos sobre os atos!”, reforçam.