metropoles.com

Assim como Arruda, Jaqueline Roriz pede suspensão de penas da Pandora

Com mesmos argumentos e mesmo advogado do ex-governador, ex-deputada federal terá o pedido analisado pelo vice-presidente do TJDFT

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rodolfo Stuckert/Câmara dos Deputados
Jaqueline Roriz
1 de 1 Jaqueline Roriz - Foto: Rodolfo Stuckert/Câmara dos Deputados

Após a manobra de José Roberto Arruda (PL), outra personagem conhecida da Caixa de Pandora pegou o bonde e solicitou à Justiça a suspensão da condenação por improbidade administrativa.

Filha do ex-governador Joaquim Roriz, Jaqueline Roriz usou rigorosamente os mesmos argumentos para tentar se livrar das penalidades impostas nesse processo cível.

E, assim como no caso de Arruda, o presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), desembargador Cruz Macedo, declarou suspeição para julgar também esse pedido da ex-parlamentar.

Anteriormente, Cruz Macedo havia decido se declarar impedido para julgar o caso de Arruda. Nas duas ações, os pedidos agora serão julgados pelo 1º vice-presidente da Corte, Angelo Passarelli.

Arruda trabalha para se livrar da pena e tornar-se elegível novamente para concorrer ainda nas eleições deste ano.

Jaqueline Roriz, contudo, diz que não quer voltar para a política, mas se tiver o seu pedido atendido até o período de registro de candidaturas, ela ficará liberada para concorrer.

Caixa de Pandora: 10 anos de um crime sem desfecho

Presidente do TJDFT se declara suspeito para julgar ação em que Arruda busca elegibilidade

Entenda

No início da noite do dia 31 de maio, a defesa de Arruda ingressou no TJDFT para pedir a suspensão dos efeitos do acórdão que manteve a condenação do político por improbidade administrativa.

Na época, a Justiça entendeu que Arruda devia R$ 9 milhões (31,5 milhões corrigidos) em solidariedade com os empresários condenados juntamente com ele.

No caso de Jaqueline Roriz, o MPDFT acusava a ex-deputada e o marido, Manoel Neto, de receberem propina das mãos de Durval Barbosa, delator do esquema, para apoiar a candidatura de Arruda ao Governo do Distrito Federal.

Arruda foi protagonista do maior escândalo de corrupção no DF, revelado a partir das investigações da Operação Caixa de Pandora.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?