metropoles.com

Artista acusa GDF de violar obra sobre Renato Russo no Parque da Cidade

Mara Nunes criou e doou a escultura Eduardo e Mônica como homenagem ao cantor brasiliense, mas peça foi adulterada sem autorização prévia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Acervo pessoal
Mara Nunes
1 de 1 Mara Nunes - Foto: Acervo pessoal

Uma gigantesca obra de arte em homenagem ao cantor Renato Russo, localizada no Parque da Cidade, foi completamente descaracterizada. A denúncia é da autora da peça, a artista plástica Mara Nunes, que descobriu as alterações não autorizadas quando passeava, na última segunda-feira (16/11), pelo local da instalação.

Batizada de Eduardo e Mônica, uma das composições de maior sucesso do ex-vocalista da banda Legião Urbana, a escultura criada no ano de 2001, com imponentes 6 metros de altura, foi completamente adulterada ao ser pintada de cinza chumbo.

A obra perdeu a característica original do efeito do cobre aparente causado pelo aço corten, tipo do material com grande durabilidade e marcante pela tonalidade do vermelho-ferrugem.

Veja o antes e depois:

2 imagens
Intervenção deixou a escultura em metal, sem a característica original: "Violação autoral", reclamou
1 de 2

Obra de seis metros foi criada em 2001 com aço cortem para criar efeito de vermelho-ferrugem

2 de 2

Intervenção deixou a escultura em metal, sem a característica original: "Violação autoral", reclamou

Patrimônio

“Eu fiquei chocada. Isso é um absurdo. Que ignorância, meu Deus! Quem é que está cuidando do patrimônio artístico de Brasília? Eu fiquei pensando: se botaram a obra de Oscar Niemeyer para fora do espaço que leva o seu nome, imagina eu, Mara Nunes?! Não é possível um desrespeito desse, nunca vi nada igual na minha vida. Não sei o que fazer, só seu que é um crime contra o patrimônio”, desabafou.

A escultora se referiu à mudança de concepção do Espaço Oscar Niemeyer, antes usado para expor croquis e peças do principal arquiteto da inauguração de Brasília, para virar um centro cultural. Ela também aponta outros “descasos” com obras artísticas abandonadas e até mesmo sucateadas por, segundo ela, “falta de consciência cultural”.

“Vão atropelando, vão fazendo essas coisas. Brasíla é uma cidade modernista. O que me estimulou foi justamente o uso do material [aço corten]. Fui aos Estados Unidos para visitar trabalhos de Richard Serra, fui ao atelier do Amílcar de Castro e estou sem saber como a ignorância está batendo na nossa cidade. Gente, que horror! Tudo abandonado e a parte de arte não está sendo respeitada. Que tristeza testemunhar tudo isso”, emendou.

A artista plástica também lembrou do caso da obra de arte do Balão do Aeroporto assinada por Yutaka Toyota e que desapareceu do DF há 14 anos quando o local foi reformado, no ano de 2005. Batizada de Espaço Cósmico 8, a escultura foi criada na década de 1980 e impressionava pelas grandes dimensões — um cubo maciço de 2,20 metros cúbicos e outro vazado, que ficava suspenso no ar. A obra permaneceu exposta por 24 anos no mesmo local, tornando-se patrimônio cultural de Brasília.

O que diz o GDF?

A coluna conversou com o administrador do Parque da Cidade, Silvestre Rodrigues. Por telefone, ele disse ter sido procurado por produtores culturais da cidade interessados em “revitalizar” a obra, aparentemente enferrujada.

“Meu Deus, eu não sabia. Fui informado que a peça estava sem manutenção e, claro, pelo bem da comunidade, achei por bem aceitar a proposta de revitalização no fim do ano passado. Nunca poderia imaginar que estaria fazendo uma coisa dessa. Vou procurar imediatamente a artista para pedir minhas desculpas”, disse.

Por nota, o GDF também salientou que “diante da situação apontada pela artista plástica Mara Nunes, a Administração do Parque irá averiguar e tomar as providências necessárias para que seja restabelecida a originalidade da obra”.

 

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?