metropoles.com

Após veto de Bolsonaro, campanha arrecada 3,6 mil absorventes em Goiás

Iniciativa da Câmara Municipal de Goiânia vai beneficiar refugiadas, mas próximas ações também direcionarão doações para detentas goianas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Material cedido ao Metrópoles
absorventes
1 de 1 absorventes - Foto: Material cedido ao Metrópoles

Uma campanha criada após a polêmica do veto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à distribuição gratuita de absorventes para mulheres carentes conseguiu arrecadar 3.626 unidades de absorvente e R$ 2.597,82 em dinheiro para compra de insumos de higiene feminina.

A ação foi iniciada pela Ouvidoria da Mulher da Câmara Municipal de Goiânia (GO) no início de outubro e finalizada no último dia 31. O balanço das doações foi divulgado nesta quarta-feira (3/11) pela vereadora Aava Santiago (PSDB), ouvidora da casa legislativa.

Segundo ela, o material será direcionado para refugiadas e estudantes da rede municipal e que necessitam do material de higiene.

“A solidariedade dos doadores superou nossas expectativas e reforçou nosso compromisso de tornar permanente a arrecadação para atender outros grupos vulneráveis”, explicou a parlamentar goiana.

Conforme a Unicef, o Fundo das Nações Unidas pela Infância, mais de 4 milhões de meninas brasileiras não têm acesso a itens básicos de cuidados menstruais.

Com o retorno positivo da iniciativa, a Comissão de Direitos Humanos municipal iniciou outra campanha direcionada para presidiárias do complexo prisional, que fica em Aparecida de Goiânia, município vizinho da capital de Goiás.

As doações podem ser feitas diretamente na sala da comissão, no prédio da Câmara, ou pelo pix 01457812169.

Dignidade menstrual

A arrecadação de absorventes faz parte de uma política permanente de enfrentamento da pobreza menstrual, promovida pela vereadora e que resultou em projeto de lei, ainda em tramitação na Câmara, para instituir o Programa Municipal de Promoção da Dignidade Menstrual.

A intenção é conscientizar o poder público e a sociedade para assegurar, especialmente para jovens de baixa renda, o acesso a insumos necessários ao período menstrual, a partir de parcerias com governos, empresas e instituições.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?