metropoles.com

Após ser processado por Ibaneis, Jorge Kajuru diz ter errado em vídeo

Senador de Goiás havia acusado o governador do DF de integrar uma “quadrilha”, mas recuou. “Não tenho compromisso com o erro”, afirma

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
kajurued
1 de 1 kajurued - Foto: Reprodução

Após o governador Ibaneis Rocha (MDB) decidir interpelá-lo judicialmente, o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) afirmou, com exclusividade ao Metrópoles, ter cometido um erro. O parlamentar havia acusado o titular do Palácio do Buriti de integrar uma “quadrilha” que atuaria no Departamento de Trânsito do Estado de Goiás (Detran-GO). A declaração foi dada pelo congressista em vídeo divulgado na internet.

Me apresentaram documentos e testemunhas de que o Ibaneis estava no esquema de emplacamento. Informei, mas fui apurar e não procede. Errei, volto atrás. Não tenho compromisso com o erro. Erro pouco, sou humano, mas quando erro, sei pedir desculpas.

Senador Jorge Kajuru (PSB-GO)

Antes de tomar conhecimento do recuo do parlamentar, o governador confirmou à coluna a decisão de acioná-lo no Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo ele, o senador goiano “abusa da garantia de imunidade parlamentar” para tentar difamá-lo. Ibaneis estava decidido a ingressar também com uma ação penal para reparação de danos.

Veja o vídeo publicado por Kajuru, a partir de 12’20’’:

Na ação preparada pela defesa, o chefe do Executivo sustentava que as previsões constitucionais não podem ser transformadas em “um privilégio pessoal”. Além disso, tentava obrigar o senador a dar explicações sobre a acusação “sem qualquer caráter informativo ou investigativo”. De acordo com a peça, o vídeo é uma “agressão injusta, infundada, lesiva à honra, e que de forma alguma pode estar albergada pela imunidade parlamentar”.

“A imunidade não é uma carta branca para sair difamando os outros. O governador não tem e nunca teve nenhuma relação com o Detran de Goiás, tampouco com Marconi Perillo. [Kajuru] É o tipo de personagem que não contribui em nada no aprimoramento das instituições democráticas. Um sujeito que dissemina ofensas de todo o grau, sem se preocupar com a civilidade e a verdade”, disse Cleber Lopes, advogado de Ibaneis.

Kajuru ataca

Não é a primeira vez que o senador de Goiás desfere ataques ao governador do DF. Há algumas semanas, durante entrevista a um canal do YouTube, Kajuru disse que o brasiliense não sabe votar. “O povo aqui votou em Joaquim Roriz, por duas vezes, que são oito anos. Não é porque ele morreu que deixou de ser ladrão. Deve estar com o diabo, porque certamente Deus não o recebeu.”

Na mesma entrevista, Kajuru disparou contra o atual gestor brasiliense: “Ibaneis é um imbecil e pensa menos que este sofá, que me desculpe o sofá. É um milionário, bilionário, despreparado que virou governador do Distrito Federal”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?