Após ser processado por Ibaneis, Jorge Kajuru diz ter errado em vídeo
Senador de Goiás havia acusado o governador do DF de integrar uma “quadrilha”, mas recuou. “Não tenho compromisso com o erro”, afirma
atualizado
Compartilhar notícia
Após o governador Ibaneis Rocha (MDB) decidir interpelá-lo judicialmente, o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) afirmou, com exclusividade ao Metrópoles, ter cometido um erro. O parlamentar havia acusado o titular do Palácio do Buriti de integrar uma “quadrilha” que atuaria no Departamento de Trânsito do Estado de Goiás (Detran-GO). A declaração foi dada pelo congressista em vídeo divulgado na internet.
Me apresentaram documentos e testemunhas de que o Ibaneis estava no esquema de emplacamento. Informei, mas fui apurar e não procede. Errei, volto atrás. Não tenho compromisso com o erro. Erro pouco, sou humano, mas quando erro, sei pedir desculpas.
Senador Jorge Kajuru (PSB-GO)
Antes de tomar conhecimento do recuo do parlamentar, o governador confirmou à coluna a decisão de acioná-lo no Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo ele, o senador goiano “abusa da garantia de imunidade parlamentar” para tentar difamá-lo. Ibaneis estava decidido a ingressar também com uma ação penal para reparação de danos.
Veja o vídeo publicado por Kajuru, a partir de 12’20’’:
Na ação preparada pela defesa, o chefe do Executivo sustentava que as previsões constitucionais não podem ser transformadas em “um privilégio pessoal”. Além disso, tentava obrigar o senador a dar explicações sobre a acusação “sem qualquer caráter informativo ou investigativo”. De acordo com a peça, o vídeo é uma “agressão injusta, infundada, lesiva à honra, e que de forma alguma pode estar albergada pela imunidade parlamentar”.
“A imunidade não é uma carta branca para sair difamando os outros. O governador não tem e nunca teve nenhuma relação com o Detran de Goiás, tampouco com Marconi Perillo. [Kajuru] É o tipo de personagem que não contribui em nada no aprimoramento das instituições democráticas. Um sujeito que dissemina ofensas de todo o grau, sem se preocupar com a civilidade e a verdade”, disse Cleber Lopes, advogado de Ibaneis.
Kajuru ataca
Não é a primeira vez que o senador de Goiás desfere ataques ao governador do DF. Há algumas semanas, durante entrevista a um canal do YouTube, Kajuru disse que o brasiliense não sabe votar. “O povo aqui votou em Joaquim Roriz, por duas vezes, que são oito anos. Não é porque ele morreu que deixou de ser ladrão. Deve estar com o diabo, porque certamente Deus não o recebeu.”
Na mesma entrevista, Kajuru disparou contra o atual gestor brasiliense: “Ibaneis é um imbecil e pensa menos que este sofá, que me desculpe o sofá. É um milionário, bilionário, despreparado que virou governador do Distrito Federal”.