Após problemas com aplicativo eleitoral, PTB-DF “garante” candidaturas
Falha no envio de nomes de recém-filiados à Justiça Eleitoral ameaçava novos postulantes do PTB. Partido já tranquilizou correligionários
atualizado
Compartilhar notícia
Os recém-filiados ao PTB no Distrito Federal foram pegos de surpresa com a notícia de que haveria risco de impugnação das candidaturas proporcionais da legenda. Antes de a notícia se espalhar, a direção da sigla informou ter havido problemas no sistema da Justiça Eleitoral (FiliaWeb) durante a transmissão das listas de filiados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas que o impasse já havia sido contornado. O envio é uma das exigências para a oficialização dos eventuais postulantes.
É por esse sistema que as filiações podem ser comprovadas junto aos tribunais regionais eleitorais (TREs). Um dos controles é se as datas de ingresso nas legendas estão de acordo com os prazos estipulados pela legislação eleitoral. No caso do PTB-DF, apesar de comprovantes terem sido emitidos, o cadastro não teria chegado à Corte. O problema envolveria apenas os novos petebistas.
Procurado pela coluna, o Tribunal Regional Eleitoral no DF afirmou não ter registrado instabilidade no FiliaWeb. “Não houve falha do sistema. As questões pontuais serão decididas, caso a caso, pelos juízes eleitorais”, informou. Dentro do partido, há entendimentos de que existem precedentes para garantir a candidatura de filiados enquadrados em situações semelhantes.
Além da candidatura de Alírio Neto (foto) como vice-governador na chapa de Eliana Pedrosa (Pros), o PTB-DF deve lançar 48 registros de pleitos, entre postulantes à Câmara Legislativa e à Câmara dos Deputados. Desse total, 25 podem ter sido alvo de problemas com o FiliaWeb. No Distrito Federal, a sigla tem cerca de 10 mil filiados, segundo recente atualização do TRE-DF.