metropoles.com

Após investigação, GDF divulga prestação de contas do Pdaf

Balanço do recurso destinado para escolas poderá ser acessado na página da Secretaria de Educação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Secretaria de Educação do DF
1 de 1 Secretaria de Educação do DF - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Secretaria de Educação publicou, nesta terça-feira (24/8), uma portaria para tornar público o saldo disponível do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (Pdaf) para coordenações regionais de ensino e escolas públicas.

O balanço tornado público diz respeito aos valores oriundos do instrumento, tanto do orçamento próprio da pasta quanto de emendas parlamentares referentes aos meses de maio, junho e julho de 2021.

“Eu sempre digo que a administração pública é formal, processual e publicista. Então a publicação do saldo do PDAF é mais uma medida na direção de dar transparência aos gastos públicos e a esse programa tão importante para a nossa educação”, disse a secretária da pasta, Hélvia Paranaguá.

O Pdaf foi criado em 2008 com o objetivo de facilitar a gestão escolar, garantindo recursos às escolas de forma direta, para despesas de manutenção, pequenos reparos e aquisição de material pedagógico.

A ferramenta é alvo de investigação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e a Polícia Civil (PCDF) após o Metrópoles noticiar o possível uso irregular dos recursos por parte de coordenadores regionais. Em um dos casos, o dinheiro foi direcionado para reforma de prédio embargado pela Justiça e os contratos firmados com empresas recém-criadas.

Cartão

Como resposta às denúncias, o governador Ibaneis Rocha (MDB) lançou, em agosto, o Cartão Pdaf, plataforma para tornar a execução de serviços nas escolas mais ágil e a prestação de contas mais simples e transparente.

O funcionamento do cartão ocorrerá por meio da parceria entre as secretarias de Educação e de Economia com o Banco de Brasília (BRB) e o Sebrae-DF.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?