metropoles.com

Após greve, Saúde do DF investiga atrasos em repasses a terceirizadas

General Pafiadache também determinou repasses imediatos para pagar faturas de empresas que prestam serviços de limpeza e segurança

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
roberto Jefferson ex deputado preso STF ameaça
1 de 1 roberto Jefferson ex deputado preso STF ameaça - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache, solicitou, nessa terça-feira (14/9), a abertura de uma sindicância para apurar as causas de atrasos na quitação das faturas de empresas terceirizadas que prestam serviço de limpeza e de vigilância. O titular da pasta também determinou o pagamento imediato dos valores devidos.

A demora no repasse resultou em greve de cerca de 800 funcionários das duas categorias e que estão sem receber salários. Segundo o Sindicato de Serviços Terceirizáveis (Sindiserviços-DF), os trabalhadores só voltarão aos postos após os pagamentos. O salário base dos profissionais é de R$ 1,1 mil, sem contar com eventuais adicionais de insalubridade.

De acordo com o documento assinado por Pafiadachi, o pagamento regular ocorreria em até 13 dias, o que prejudicaria a assistência. “Esta Secretaria de Estado autoriza em caráter excepcional o pagamento das faturas pendentes relativas aos serviços prestados pelos fornecedores, desde que cumpridos todos os trâmites administrativos para a liquidação dos devidos débitos a serem atestados pelos setores competentes”, registra.

“Por fim, paralelo à tramitação deste expediente, determinamos o imediato encaminhamento dos autos à Controladoria da Saúde para adoção das providências inerentes à apuração dos fatores que ensejaram causa à anomalia contratual atualmente em curso para a  execução de tais serviços, dentro da extrema brevidade que o caso requer e em atendimento à legislação vigente”, completou.

Durante coletiva na última segunda-feira (13/09), o secretário de Saúde, Pafiadache afirmou que os problemas envolvendo os contratos terceirizados serão resolvidos até esta quarta-feira (15/09).

O que diz o GDF?

Procurada, a Secretaria de Saúde confirmou a informação obtida pelo Metrópoles.

“A Secretaria de Saúde informa que, no seu poder de gestão, o secretário determinou que fosse realizado o pagamento às empresas de limpeza e segurança para evitar a desassistência e resguardar o patrimônio público. Da mesma forma, foi determinada apuração de eventual motivação que possa ter ocasionado o atraso dos pagamentos para que fatos como esse não voltem a acontecer”.

 

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?