Após denúncias, TCDF solicita acesso à lista de vacinados contra Covid
De acordo com Corte de Contas, a Secretaria de Saúde do DF tem até o dia 1º de abril para fornecer informações detalhadas de imunizados
atualizado
Compartilhar notícia
O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) determinou que a Secretaria de Saúde garanta acesso de auditores da Corte, até o próximo dia 1º de abril, à lista de pessoas que já tomaram a vacina contra a Covid-19 no Distrito Federal. A solicitação ocorre após a abertura de um processo interno para fiscalizar o plano local de imunização.
“Solicitamos acesso à base de dados dos vacinados contra a Covid-19, no âmbito do Distrito Federal, que contemple os campos requeridos para inserção de dados no SIPNI (Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações)”, registra a nota de inspeção emitida pelo órgão de controle.
Veja o documento:
A apuração ocorre após notícias de “desvios” das sobras das vacinas para pessoas não contempladas na lista do grupo prioritário definido pelo Governo do Distrito Federal (GDF), conforme revelado pelo Metrópoles. Investigado pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), o caso levou a Secretaria de Saúde a regulamentar quem poderia ter acesso às chamadas “xepas” dos frascos.
Na segunda-feira (29/3), o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, informou que a sobra de vacinas após o fim do horário de funcionamento dos postos de imunização no Distrito Federal passará a ser destinada a forças de segurança que fazem a escolta e o transporte das vacinas.
Procurada, a Secretaria de Saúde informou que “todos os questionamentos são respondidos aos órgãos de controle dentro do prazo estabelecido”.
Até o início da tarde desta terça-feira (30/3), de acordo com informações da pasta, 290.140 pessoas já tinham recebido a vacina contra a Covid-19. Dessas, 73.906 receberam também a segunda dose do imunizante.