metropoles.com

Após denúncias, Saúde do DF regulamenta uso de sobras da vacina

Decisão ocorre após Metrópoles revelar suposto “tráfico das xepas” nos postos montados pela campanha de imunização

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Vacinação em Goiás
1 de 1 Vacinação em Goiás - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A Secretaria de Saúde regulamentou, nesta sexta-feira (26/3), o direcionamento das sobras de vacinas, após o fim do horário de funcionamento dos postos de imunização no Distrito Federal. Uma circular foi divulgada para definir critérios de aplicação do que também é chamado de “xepa” dos vidros.

A determinação ocorreu após o Metrópoles revelar que o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) apura suposto tráfico de sobras de vacina em postos instalados na região norte de Brasília. O procedimento tramita na 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde (2ª Prosus), que expediu uma recomendação para que os resíduos fossem direcionados a grupos prioritários.

Segundo a pasta, após a abertura do frasco, “a vacina do laboratório Sinovac/Butantan tem duração de 8 horas e a vacina do laboratório AstraZeneca/Universidade de Oxford/Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)/Serum Índia tem duração de 6 horas, o que impede que ela seja usada no dia seguinte”.

Quem pode receber a xepa?

De acordo com a nova regra, as doses remanescentes poderão ser aplicadas seguindo uma ordem definida para vacinação de públicos prioritários.

O primeiro grupo é de trabalhadores que atuam na área da saúde, por exemplo, e agentes funerários.

Na sequência, pessoas com idade entre 80 e 64 anos, do mais velho ao mais novo, respectivamente. Na terceira prioridade, podem usar a xepa pessoas com 18 a 59 anos as quais comprovem comorbidades preexistentes.

Após esse grupo, vêm as pessoas com deficiência permanente grave – motora, incapacidade de ouvir de enxergar –,  e indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar etc.

Na possibilidade seguinte, o governo vai priorizar pessoas em situação de rua, desde que analisados vínculos familiares interrompidos ou fragilizados, inexistência de moradia convencional regular. Policiais penais e demais funcionários também podem concorrer a uma das doses remanescentes.

Segundo a esteira de beneficiados com a xepa, todos os professores e funcionários das escolas públicas e privadas do ensino básico e do superior também estão na lista definida pela Secretaria de Saúde. Na sequência, há forças armadas e de segurança, rodoviários, metroviários, funcionários de companhias aéreas, caminhoneiros e trabalhadores da indústria.

Veja a circular:

Dose Remanescentes by Metropoles on Scribd

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?