metropoles.com

Após ameaça de Ibaneis, GDF e Goiás se unem contra Covid-19 no Entorno

Governador do DF chegou a dizer que barraria moradores da Ride-DF contaminados pelo novo coronavírus de serem atendidos na rede pública

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Os governos do Distrito Federal (GDF) e de Goiás assinaram na tarde desta sexta-feira (15/05) um convênio para regulamentar e regular o acesso do cidadão das duas unidades federativas aos serviços de saúde localizados no Entorno, em Goiás, e no Distrito Federal. É a primeira vez que os dois poderes executivos firmam um  Termo de Cooperação Técnica Interfederativo do Brasil.

Assinado pelos titulares das duas secretarias de Saúde, o documento prevê, por exemplo, que os hospitais do DF e aqueles que estão sendo estruturados em municípios vizinhos possam ser utilizados pelos goianos que residem no Entorno e pela populaçãodo Distrito Federal. O Termo de Cooperação Técnica prevê uma regulação conjunta.

A parceria ocorre 24 horas após o governador Ibaneis Rocha (MDB) ameaçar barrar atendimento na rede pública de saúde local a moradores do Entorno diagnosticados com Covid-19.  Na declaração, o titular do Palácio do Buriti afirmou estar incomodado com a demora dos estados vizinhos de apresentarem soluções práticas para acolher os pacientes contaminados.

Na oportunidade, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), pediu “união” ao chefe do Executivo distrital.

Agora, caso o morador de Goiás precise de atendimento no DF, a regulação estadual será acionada e entrará em contato com a regulação distrital, sendo possível que sejam feitas consultas, exames diagnósticos, procedimentos e internações.

Consolidação do SUS

O secretário de Saúde do DF, Francisco Araújo, afirmou que o acordo é importante e pode ser considerado um “marco histórico” na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). “É algo importante para a população do DF e para a população de Goiás, os nossos dois governadores, Ronaldo Caiado e Ibaneis Rocha, deram essa condição de podermos firmar aqui um trabalho técnico”, disse.

Já Ismael Alexandrino, titular da pasta de Goiás, acredita que a cooperação técnica interfederativa “foi algo que nós sempre buscamos, DF e Goiás, e nunca tinha tido, até então, o entendimento técnico-colaborativo. Isso é uma semente de estruturação do SUS que regularemos o acesso. As duas unidades federativas dão as mãos, entendendo que as fronteiras do mapa não são as fronteiras que regulamentam o SUS”.

Hospitais regionais

Durante o ato, representantes do governo de Goiás reforçaram o trabalho para estruturar três hospitais estaduais regionais no Entorno: um em Águas Lindas de Goiás, outro em Formosa e o terceiro Luziânia, previsto para iniciar as atividades já na próxima semana.

“Esse três equipamentos de saúde servirão a Goiás, mas servirão também ao Distrito Federal. É um tripé para a região do Entorno, no norte, com Formosa; sul-sudeste, com Luziânia; e no sudoeste, em Águas Lindas”, explicou Alexandrino.

Embora o documento tenha sido assinado para enfrentamento ao coronavírus, as ações conjuntas entre os dois entes permanecerá após o fim da pandemia.

4 imagens
Governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), anunciou nesta sexta-feira (19/3) que governadores vão recorrer ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para adquirir vacinas
Obra do hospital de campanha de Águas Lindas: em 2 de junho, 216 casos de Covid-19 no município e 5 mortes confirmadas
O Hran é o hospital de referência para a Covid-19 no DF
1 de 4

Michael Melo/Metrópoles
2 de 4

Governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), anunciou nesta sexta-feira (19/3) que governadores vão recorrer ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para adquirir vacinas

Hugo Barreto/Metrópoles
3 de 4

Obra do hospital de campanha de Águas Lindas: em 2 de junho, 216 casos de Covid-19 no município e 5 mortes confirmadas

Fotos Hugo Barreto/Metropoles
4 de 4

O Hran é o hospital de referência para a Covid-19 no DF

Igo Estrela/Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?