metropoles.com

Advogado tenta conciliação entre Miranda e deputado que defendeu golpe

Laerte Bessa (PL-DF) compartilhou áudio com ataques ao colega de Congresso Nacional e a Bolsonaro e foi acionado no Supremo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/ Metrópoles
Deputado Luis Miranda
1 de 1 Deputado Luis Miranda - Foto: Igo Estrela/ Metrópoles

O advogado Juliano Costa Couto tenta uma conciliação entre os deputados federais Luis Miranda (DEM-DF) e Laerte Bessa (PL-DF). Um encontro foi organizado pelo ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Distrito Federal (OAB-DF), para tentar um acordo entre os dois congressistas.

Miranda acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) após o colega de Câmara dos Deputados compartilhar um áudio em grupos de WhatsApp com integrantes da Polícia Civil (PCDF) em que afirmou ter defendido um “golpe” para fechar a última instância do Poder Judiciário e também o Congresso Nacional.

Na gravação, Bessa também xingou o deputado e criticou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) após o titular do Palácio do Planalto ter vetado o plano de saúde para a corporação.

Relatora da ação, a ministra Rosa Weber cobrou explicações a Laerte Bessa sobre o conteúdo da mensagem, mas o STF ainda não conseguiu notificar o parlamentar de Brasília, o que facilitaria numa possível desistência da denúncia.

Luis Miranda cogita retirar a ação sob a condição de um pedido de desculpas público do colega de bancada. Bessa ainda analisa a possibilidade.

Relembre o caso

A briga começou quando Laerte Bessa criticou a decisão de Bolsonaro de vetar o benefício para a categoria que ele tem origem.

“Bom, eu não quero comentar sobre o presidente, porque ele não é isso tudo que o povo está pensando. Eu conheço ele bem e sei que ele deixou muito a desejar no comando do país. Todo mundo sabe que nós votamos nele para ele dar o golpe, para ele acabar com o Supremo e, se fosse o caso, fechasse o Congresso também, porque eu era totalmente a favor, e ele simplesmente se acovardou.”

A coluna tentou contato com o deputado Laerte Bessa, mas ele não quis se pronunciar sobre o caso.

Fac-símile do trecho da queixa-crime contra Bessa
Entenda o caso:

Ao voltar a falar sobre o veto, Laerte Bessa afirmou que vai trabalhar para derrubar o veto no Congresso, que seria “questão de honra”, e direcionou ataques ao colega de bancada.

“O senhor Luis Miranda, quem conhece, é um estelionatário contumaz aqui no Distrito Federal. Ele tem em torno de 12 processos, inquéritos policiais nas delegacias aqui do Distrito Federal, sem contar nos Estados Unidos. Então, o nosso pessoal colocou muita fé nele. Eu sabia que aquilo era um balão de ensaio, que era fogo, fogo na fogueira sem álcool e que nós podíamos simplesmente ter uma grande decepção no final daquele projeto que ele era o relator. Os nossos policiais não acreditam em Papai Noel”, continuou.

Ouça:

Conselho de Ética

Ao tomar conhecimento do conteúdo do áudio, Luis Miranda informou ao Metrópoles que vai levar os xingamentos disparados por Laerte Bessa ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. Além disso, o parlamentar afirmou que processos contra ele foram arquivados e que o ex-diretor da PCDF tentou atribuir ao presidente uma tentativa de golpe contra os poderes, defendido pelo próprio Bessa. Recentemente, o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) foi preso pelo mesmo discurso.

Procurado pela coluna no dia do bate-boca, Laerte Bessa confirmou a autoria do áudio e disse que não se manifestaria sobre a gravação: “Deixa o pau quebrar”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?