Advogada ré por injúria convoca conservadores para eleições da OAB-DF
Em vídeo compartilhado pelas redes, Isabela Bueno pede que defensores da “pátria, família e Deus” não votem em quem é contra os valores
atualizado
Compartilhar notícia
Uma advogada que virou ré no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) por injúria racial gravou um vídeo convocando os colegas “conservadores” a participarem das eleições da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF). O pleito está marcado para o próximo dia 21 de novembro.
Isabela Bueno de Sousa (foto em destaque) ficou conhecida por usar banana para responder a uma colega preta em grupo de WhatsApp e chegou a integrar, como candidata a suplente de tesoureira da Caixa de Assistência dos Advogados, a chapa de Thais Riedel, que disputará o comando da entidade, mas acabou sendo retirada da composição.
Veja a troca de mensagem que gerou o processo judicial:
Na gravação, compartilhada com frequência nas redes sociais, a advogada aparece sem máscara ao lado de outros dois colegas de profissão para pedir votos a Riedel. Ela também afirma não ter sido excluída da referida chapa.
“[Somos] três advogados conservadores, que defendem a pátria, a família, Deus e a fé (e a pauta da pessoa com deficiência). Eu vim aqui para esclarecer um outro vídeo divulgado pelo doutor Cláudio de Jesus. Ele diz que fui excluída da chapa da Thais. A maior prova de que é uma falácia é de que estou aqui no evento da chapa”, inicia.
Resposta
Bueno se refere a outro vídeo de um advogado negro que criticou a presença dela numa chapa, mesmo após a Justiça ter aceitado a denúncia pelo crime de injúria racial. O autor da gravação é um defensor da reeleição de Délio Lins e Silva Júnior, atual presidente da OAB-DF.
“Eu peço apoio total para esta chapa, para a Thais, porque é uma chapa que sabe acolher todos os advogados, sem preconceitos, privilegiam a presunção de inocência, o contraditório e a ampla defesa. Enquanto a chapa que o senhor apoia […] tem a sanha pelo poder e, por isso, persegue advogados, principalmente advogados conservadores”, continua.
No fim da gravação, Isabela Bueno reforça o discurso direcionado a quem classifica como “advogados conservadores”.
“Então, eu convoco todos os advogados conservadores para que reflitam na hora de votar, para que não votem na chapa que é contra esses valores que eu citei: família, pátria e Deus, [além de] ampla defesa, contraditório e presunção de inocência”, finalizou.
Veja os vídeos: