metropoles.com

Acordo reforça proteção a crianças vítimas de violência sexual no DF

Convênio foi assinado entre a Secretaria de Justiça e o Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios para manter intercâmbios entre órgãos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/TJDFT
tjdft
1 de 1 tjdft - Foto: Reprodução/TJDFT

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) firmou um acordo de cooperação técnica com a Vara da Infância e da Juventude (VIJ-DF), nesta sexta-feira (30/4), para manter um intercâmbio de conhecimentos técnicos à proteção dos direitos de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual e suas famílias.

O acordo foi assinado pelo juiz titular da Vara de Infância, Renato Scussel, e pela secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, durante a abertura do seminário virtual Conectando Pontos da Rede, promovido por ambos os órgãos, que foi transmitido pelo canal da Sejus no YouTube. O evento contou também com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), desembargador Romeu Gonzaga Neiva.

O acordo dá cumprimento a uma lei do ano de 2017 que determina a articulação entre os serviços de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência, de modo a evitar a revitimização e a violência institucional.

“O tribunal está dando curso à sua política de total alinhamento às proposições traçadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no sentido de aperfeiçoar a prestação jurisdicional no tocante à infância e à juventude”, afirmou Gonzaga Neiva.

Conforme o desembargador, a celebração do termo está em consonância com os princípios da escuta protegida de crianças e adolescentes, de normas que determinam aos tribunais estaduais e federais a celebração de convênios estabelecendo atribuições e fluxo estadual interinstitucional para atendimento de casos de violência contra crianças e adolescentes ou dos quais sejam testemunhas.

“Como o nome do seminário diz, estamos conectando a rede, amarrando pontos para que o tratamento e a assistência à criança e ao adolescente sejam feitos de forma mais articulada, qualificada e apropriada”, ressaltou o juiz Renato Scussel.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?