metropoles.com

Aberta a temporada de “agradinhos” aos distritais

Conheça os bastidores das notícias e os personagens que movimentam a capital nesta semana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
saude CLDF
1 de 1 saude CLDF - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Antes do recesso,
agradinhos aos distritais
Às vésperas de o plenário da Câmara Legislativa analisar um dos principais projetos da atual gestão do GDF, o que transforma o Hospital de Base em instituto, o Buriti liberou um belo agrado aos parlamentares. Depois de longo período sem aplicar integralmente as verbas destinadas pelos distritais a serviços e ações no DF, o governo abriu crédito suplementar que permite o remanejamento de recursos de uma área para outra e, ao mesmo tempo, autoriza novas emendas dos deputados. Os distritais terão nada menos do que R$ 8.268.340,00 para contemplar seus redutos eleitorais, e não perderam tempo: a proposta já tinha recebido 181 emendas na tarde dessa terça (13/6). Das duas vezes anteriores, neste ano, em que o governo permitiu a mudança de destinação de verbas, não houve tanto interesse: os deputados apresentaram “apenas” 43 e 65 alterações aos textos originais.

Quase lá
Ainda nessa terça, os distritais costuraram um acordo de líderes para incluir o projeto de criação do Instituto Hospital de Base (PL 1.486/2017) na pauta da sessão plenária desta quarta (14) à tarde. O acerto completa o toma lá dá cá entre distritais e Buriti em torno da proposta, que conta com a rejeição dos servidores (foto em destaque), mas tem tudo para ser aprovada. É necessária apenas maioria simples dos parlamentares: ou seja, o aval de 13 distritais. Se passar pelo plenário, o texto segue para sanção de um feliz governador Rodrigo Rollemberg (PSB).

Serelepe e saltitante

Desde semana passada o governador já cantava vitórias sobre a aprovação do Instituto Hospital de Base pela CLDF. Além de feliz, no fim de semana Rollemberg se mostrou saltitante. Mesmo vestindo uma calça jeans, ele não se fez de rogado e testou a pista de atletismo que inaugurava, no Recanto das Emas. Ensaiou uma corridinha e aterrissou na nova caixa de areia do salto triplo. Nas redes sociais, contou que o projeto atende reivindicação antiga da comunidade e contribuirá à formação de novos atletas: “como eu… hehehe”, brincou.

Dia do que?

ReproduçãoA lista de projetos esdrúxulos produzidos pelo Legislativo brasiliense parece não ter fim. Mais duas propostas inusitadas foram aprovadas nessa terça e entrarão para o calendário oficial de eventos candangos: o Dia do Vampiro (13/8) e o Torneio de Casados e Solteiros. O primeiro projeto tem duplo objetivo: incentivar a doação de sangue e homenagear os góticos e os brasilienses que se vestem como o Príncipe das Trevas. Ao menos, é o que diz a autora, deputada Luzia de Paula (PSB). Já Ricardo Vale (PT) só quis mesmo render tributos a pelada mais antiga do DF, que acontece desde 1958 durante o mês de dezembro, na Metropolitana (Núcleo Bandeirante).

Lava Jato mundo afora
A Procuradoria-Geral da República recebeu, até o momento, 80 pedidos de cooperação jurídica internacional decorrentes da Lava Jato. O maior interesse é em relação aos casos envolvendo a Odebrecht, cujas negociatas foram reveladas, em grande parte, graças a acordos de delação premiada firmados entre o MPF e 77 executivos da empreiteira em dezembro de 2016. Dezesseis desses colaboradores relataram fatos ocorridos em outros países e os Ministérios Públicos estrangeiros querem apurar justamente os crimes praticados em suas jurisdições.

A maldição dos 250

Lula Marques/Agência PT
Quando ainda era o todo-poderoso presidente da Câmara, o ex-deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) considerava impossível perder o posto. Calculava contar invariavelmente com o apoio de 250 parlamentares do Centrão e do chamado Baixo Clero – deputados sem grande inserção na mídia, mas com grande poder de fogo no Congresso. Cunha estava errado. Acabou cassado por 450 x 10. Agora, é Michel Temer (PMDB-SP) quem aposta ter 250 fiéis escudeiros, novamente do Centrão e do Baixo Clero, capazes de barrar uma possível investigação contra ele por solicitação da Procuradoria-Geral da República. O tempo dirá se Temer goza de mais prestígio na Casa do que o antigo aliado.

Legado ambiental
Às vésperas de completar três anos de adoção do processo judicial eletrônico, em julho, a Justiça brasiliense comemora os bons resultados da medida. Com o serviço, os sete juizados especiais cíveis de Brasília economizaram mais de 3 milhões de folhas de papel – o que corresponde à preservação de 340 árvores. Só em 2016, os gastos com aquisição de resmas caíram quase R$ 55 mil nesses juizados. A previsão é que o modelo seja expandido para todas as demais unidades do TJDFT até 2018.

(Com edição de Ana Helena Paixão)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?