metropoles.com

Mandetta diz que orientações são para todos, inclusive Bolsonaro

O presidente ignorou as regras editadas pela pasta ao participar de atos pró-governo neste domingo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Programa Previne Brasil. Brasília(DF), 12/11/2019
1 de 1 Programa Previne Brasil. Brasília(DF), 12/11/2019 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse em entrevista à Folha de S.Paulo, que a orientação do Ministério da Saúde de evitar aglomerações como forma de reduzir a transmissão do novo coronavírus vale para todo mundo, inclusive para o presidente Jair Bolsonaro. A declaração ocorreu após a participação de Bolsonaro nas manifestações em seu apoio e contra instituições como o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF), entre outras pautas.

“É ilegal? Não. Mas a orientação é não. E continua sendo não para todo mundo”, ressalvou o ministro.

Neste domingo (15/03), Bolsonaro (sem partido) ignorou as regras editadas pela pasta sem demonstrar preocupação com a crise do coronavírus. Ele cumprimentou manifestantes que foram ao ato pró-governo na frente do Palácio do Planalto.

“Todo mundo tem que fazer sua parte. Quem não está em transmissão sustentada hoje, daqui a uma semana pode estar, daqui a duas vai estar”, disse o ministro.

Após a participação do presidente no ato, a pasta voltou a orientar que sejam evitadas aglomerações e contatos próximos. “A recomendação vale para manifestações, shows, cultos e encontros, entre outras atividades”, disse a pasta em nota enviada no fim da tarde.

Orientado a ficar em isolamento até refazer testes para o novo coronavírus, Bolsonaro participou da manifestação em Brasília. Primeiro com o punho fechado, o presidente cumprimentou apoiadores. Depois, chegou a usar o telefone celular de algumas pessoas para tirar selfies ao lado delas, além de cumprimentá-las com as mãos abertas. Em alguns momentos, chegou a colar o rosto ao de apoiadores para fazer fotos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?