Covid-19: 4º integrante da comitiva de Bolsonaro testa positivo
Encarregado de negócios na Embaixada do Brasil nos EUA e futuro embaixador, Nestor Forster teve diagnóstico confirmado
atualizado
Compartilhar notícia
Pouco depois de o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) confirmar que testou positivo para o novo coronavírus, na noite desta sexta-feira (13/03), mais um integrante da comitiva que acompanhou o presidente Jair Bolsonaro na viagem aos Estados Unidos informou que também foi diagnosticado com Covid-19. A Embaixada do Brasil em Washington divulgou nota à imprensa sobre a confirmação de que o encarregado de negócios no país, e futuro embaixador brasileiro, Nestor Forster também recebeu o resultado positivo do exame.
Leia a íntegra da nota da embaixada:
“O Secretário de Comunicações da Presidência da República, Fabio Wajngarten, integrante da delegação presidencial em visita oficial aos Estados Unidos, realizada entre 7 e 10 de março, foi diagnosticado com coronavírus Covid-19. O governo brasileiro tem tomado todas as medidas preventivas necessárias, incluindo a comunicação a autoridades norte-americanas sobre a ocorrência.
O encarregado de negócios do Brasil em Washington, Embaixador Nestor Forster, tomou conhecimento na noite de 13 de março que seu teste de laboratório teve resultado positivo para o Covid-19. Seguindo orientação médica, o Embaixador Nestor Forster prolongará sua quarentena, na qual ele já havia se colocado como medida de precaução, por mais duas semanas.”
É o quarto caso confirmado no grupo que viajou com Bolsonaro. O primeiro a ser diagnosticado foi o secretário de Comunicação da Presidência, Fabio Wajngarten. Na tarde desta sexta-feira, antes de Nelsinho Trad, e de Forster, a advogada de Bolsonaro, Karina Kufa, havia confirmado que recebera o diagnóstico:
Meu exame para coronavírus deu positivo. Voltei ontem de Miami e me isolei imediatamente qdo soube da notícia do estado de saúde do @fabiowoficial. Estou seguindo os protocolos e me sentindo bem. Agora só preciso de uns dias de descanso para voltar à luta novamente!
— Karina Kufa (@KarinaKufa) March 13, 2020
O embaixador Nestor Forster não só esteve no encontro do presidente brasileiro com o colega norte-americano, Donald Trump, como sentou-se à mesa dos dois líderes no almoço em Mar-a-lago.
Trad, presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, foi um dos integrantes da comitiva de Bolsonaro na viagem aos EUA. Outro senador, Jorginho Melo (PL-SC), que também esteve no grupo, havia anunciado horas antes que o exame dele dera negativo.
Leia a nota do senador enviada ao Metrópoles e replicada em um tuíte no perfil dele:
“Estive, como todos sabem, a trabalho, representando o Senado Federal na viagem com o presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos. No retorno ao Brasil, fomos todos da comitiva que viajou com o presidente surpreendidos, quando um dos integrantes do voo de regresso foi positivado para o Covid-19. Segui fiel e estritamente os protocolos de quem se enquadra em comunicante de caso. Fiz o exame, que resultou positivo. Serenamente, com fé em Deus, e atendendo todas as orientações dos profissionais de saúde envolvidos nesse enfrentamento, estou em casa com a minha família, guardando o período de isolamento. Não há de se agravar. Com fé em Deus, sempre aprendi que problemas existem para serem solucionados.”
Cont. Segui fiel e estritamente os protocolos de quem se enquadra em comunicante de caso. Fiz o exame, que resultou positivo. Serenamente, com fé em Deus, e atendendo todas as orientações dos profissionais de saúde envolvidos nesse enfrentamento, estou em casa com a minha família
— Senador Nelsinho Trad (@nelsinhotrad) March 14, 2020
Depois de voltar de viagem, Trad esteve no Senado. Na quarta-feira (11/03), foi um dos participantes do encontro de emergência sobre a crise do coronavírus entre integrantes da cúpula do governo federal com o comando do Congresso, no qual os representantes de Jair Bolsonaro alinhavaram a liberação de mais dinheiro para o combate ao vírus.
Na reunião, estiveram os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), lideranças partidárias de diversas siglas e os ministros da Economia, Paulo Guedes; da Saúde, Luiz Henrique Mandetta; da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Oliveira; e da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos.