metropoles.com

Bolsonaro: “Eu não ataco o Congresso, ataco uma praxe”

Frase foi dita em encontro realizado em uma churrascaria no centro de Miami. O compromisso não fazia parte da agenda oficial do presidente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Enviado especial a Miami – O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) almoçou, neste domingo (08/03), com uma serie de apoiadores, na churrascaria Steak Brasil, no centro de Miami (EUA). O compromisso não fazia parte da agenda oficial do chefe do Executivo e não foi divulgado pela sua assessoria. Na saída, ele voltou a defender mobilizações de rua, como as que estão marcadas para o próximo dia 15. Na sua argumentação, porém, ele disse que não ataca o Congresso e, sim, “uma praxe”.

“Em que ponto estavam as instituições [quando assumi o governo]? Loteadas por partidos políticos. Eu não estou atacando o Congresso, estou atacando um costume, uma praxe. Todo mundo quer mudar o Brasil com as mesmas praxes. Não dá”, declarou Bolsonaro.

O almoço reuniu lideranças empresariais e evangélicas que residem no sul da Flórida. Bolsonaro estava companhado da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e pelo filho, o deputado Eduardo Bolsonaro.

Eduardo, inclusive, chegou a publicar um vídeo, nas redes sociais, onde diz que o pai “é bem recebido por onde chega”.

A reunião durou aproximadamente uma hora e meia e foi amplamente divulgada pelos pastores nas redes sociais. Uma série de lives e fotos da ocasião foram publicadas. Na saída, porém, os pastores disseram que Bolsonaro falou pouco enquanto almoçava com eles. “Ele posou para fotos”, disse um deles que pediu para não ter o nome divulgado.

O presidente fechou o segundo andar do restaurante, que cobra US$ 29,99 pelo rodízio de carnes e, na sua descida, foi aplaudido pelos presentes aos gritos de “mito”. O consulado pagou a conta do almoço. Bolsonaro tomou Coca, Michelle tomou água com gás e limão e o general Heleno pediu uma taça de vinho. Segundo os garçons da casa, ninguém sabia que o presidente seria atendido hoje.

Ele não quis falar com a imprensa, se limitando a dizer que os acordos com o presidente norte-americano, Donald Trump, estão indo muito bem e evoluindo.

Alguns poucos apoiadores do presidente hostilizaram os jornalistas, aos gritos de “imprensa mente”.

Em conversa com esses apoiadores, o presidente voltou a criticar a cobrança de ICMS pelos estados nos combustíveis.

“Pela quinta vez nós baixamos o preço do combustível nas refinarias. Sabe quanto baixou na bomba? Zero. Esse é o Brasil”, resumiu. “Daí quando falo, fazem listinha de quem estou falando mal. Que eu estou atingindo governadores. Não estou. Estou mostrando a realidade”

O encontro, fora da agenda, foi revelado pelo Metrópoles, na manhã deste domingo. Entre os presentes no almoço, estava Arno Zitta, que é pastor da Igreja Assembleia de Deus e revelou ao portal que participaria da reunião. “O almoço é reservado, recebi um convite só, nem meu filho poderá ir”, havia adiando.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?