Tá de bobeira? Brasilienses indicam livros, filmes e séries favoritos
Melissa Gontijo gosta de ler, Flávia Guth adora séries, Arnaldo Pinho prefere o cinema. Confira a indicação deles para aproveitar as férias
atualizado
Compartilhar notícia
Melissa Gontijo gosta de ler clássicos, livros que inspiraram filmes e literatura francesa. Flávia Guth adora séries, principalmente as inglesas. Por outro lado, o arquiteto Arnaldo Pinho prefere ir ao cinema. O Metrópoles procurou o trio para saber qual a indicação deles para aproveitar as férias.
- Livros
A administradora Melissa Baeta Valadares Gontijo, 45 anos, gosta de histórias. O hábito da leitura veio como complemento ao apreço pelo cinema. Após ver um filme, ela fica curiosa em saber mais sobre o assunto e dar sequência às histórias. Daí surgiu o amor pela literatura.
Atualmente, está lendo os livros da franquia “Outlander”, de Diana Gabaldon. Está no quinto livro da série. Os romances se passam na Escócia, no século 18 e 20, e inspiraram o projeto no Netflix.
“É a minha série favorita, mas como está apenas na terceira temporada, estou lendo os livros para saber o que vai acontecer”, conta.
A empresária indica “O Amor nos Tempos de Cólera” do colombiano Gabriel Garcia Márquez como o seu livro favorito de todos os tempos. Em 2007, o best-seller virou filme estrelado pelo ator espanhol Javier Bardem.
Recentemente, a administradora voltou a estudar francês, razão pela qual mergulhou na literatura do país. Acaba de completar a leitura de “L’étranger” de Albert Camus e “Madame Bovary” de Gustave Flaubert. “Estou amando ler “L’école de femmes” do Molière”, indica.
Eu poderia falar horas sobre bons livros, mas essas são minhas sugestões imperdíveis para quem quiser aproveitar o verão.
Melissa Gontijo
Na literatura inglesa, a autora favorita é Jane Austen, com o clássico “Orgulho e Preconceito”.
- Séries
A advogada Flávia Guth, 36 anos, é cinéfila assumida. Ao lado do marido, Luiz Estevão de Oliveira, tem um combo favorito: série na TV, pizza, guaraná, barra de chocolate e sofá.
O casal costuma assistir produções britânicas. “São as minhas favoritas”, afirma. Dentre elas, Flávia indica “The Good Place”, “The Crown”, “Mindhunter”, “Top of the Lake” e “Happy Valley”.
Outra sugestão é a série “American Crimes”, que aborda questões sobre raça, classe e política de gênero a partir de uma cidade pequena no interior dos EUA.
“’This is Us’ é uma das séries mais incríveis dos últimos tempos. Muito sensível em abordar a temática familiar, trata de questões delicadas, onde lágrimas e sorrisos se misturam com facilidade”, afirma.
- Filmes
O arquiteto Arnaldo Pinho prefere ir ao cinema a assistir filmes em casa. Ele evita se apegar a séries por ficar com vontade de ver um capítulo após o outro, prática inviável devido à rotina intensa de trabalho. Em outros tempos, foi adepto de produções como “The O.C” e “Prison Brake”.
O último grande filme que o arquiteto assistiu no cinema foi “O Extraordinário”, do diretor Stephen Chbosky. “É um roteiro inspirador. A família unida e madura vivenciou os problemas cotidianos e os venceu. Me emocionou muito”, diz. O longa conta a história de uma criança nascida com deformidade facial e os desafios encontrados por ela para adaptar-se na escola.
Fora de cartaz, mas disponível para locação e por streaming, outro longa indicado por Arnaldo é “Dogville”, drama estrelado por Nicole Kidman. “Eu assisti umas 10 vezes e assistiria muitas outras vezes”, conta.
Divirta-se!