Surrealista Pedro Caballero vem a Brasília inaugurar exposição solo
“A Herança e a Indagação dos Enigmas” fica no CCBB até 15 de outubro. Inauguração contou com 200 convidados, entre eles, o próprio artista
atualizado
Compartilhar notícia
Pedro Caballero veio pessoalmente a Brasília inaugurar sua exposição “A Herança e a Indagação dos Enigmas”, nesta terça (12/9), no Centro Cultural Banco do Brasil. A ocasião contou com 200 convidados. Entre eles, representantes da embaixada peruana na cidade e o chef Marco Espinoza, do premiado Taypá, quem assinou o menu volante de degustação com sabores típicos do país de origem.
A exposição de Caballero integra as festas de 196 anos de Independência do país latino. O embaixador peruano no país, Vicente Rojas Escalante, avaliou o encontro como uma oportunidade para promover o intercâmbio cultural. “Me interessa muito que Brasil e Peru se encontrem por meio da gastronomia e das artes”, afirma.
Em cartaz até 15 de outubro, na exposição, o visitante poderá apreciar 39 obras. Elas propõem uma retrospectiva dos trabalhos de Caballero de 1994 a 2016, pontuando a transição do artista entre a abstração e o realismo sempre com referências às culturas incas.
Com pinceladas surrealistas, obras como a Homenagem a Magritte, da coleção Elemento Flutuantes, traz tecidos leves insinuando asas, rabo, cabeça e bico para formar uma ave. As telas homenageiam à obra também surrealista o pintor belga René Magritte.
Pedro Caballero estudou na Escola de Arte de Lima, capital do Peru, e seguiu para a Europa para aperfeiçoar os estudos em museus e galerias de Paris e Madri.
Honre o seu passado que é o cimento por onde você caminha no presente e prepara o degrau para o futuro ainda incerto.
Pedro Caballero, artista plástico peruano