Roteiro de carnaval para quem vai aproveitar a folia na capital pernambucana
Passeios, restaurantes e dicas para os foliões de plantão aproveitarem o melhor de Recife
atualizado
Compartilhar notícia
O multifacetado carnaval pernambucano oferece alegria aos foliões. A democrática folia recifense apresenta recorde de público com o bloco Galo da Madrugada, agregador de milhares de expectadores. No centro histórico de Olinda, vizinha à Recife, reina o frevo. Bonecos desfilam entre foliões animados, colorindo as ruas da cidade.
O legado dos 150 anos do carnaval de Pernambuco pode ser admirado na recém-inaugurada exposição “Pernambuco, os 150 anos de Folia” com retratos da criatividade e alegria singulares do povo, em suas manifestações carnavalescas ao longo desse tempo.
Para apresentar o estado da alegria, a empresária Vanessa Arruda Peixoto, brasiliense residente em Recife, indica seus imperdíveis encantos. Complementados pelas pernambucanas radicadas em Brasília, Sofia e Rosália Wanderley Peixoto, que celebram as cores e sabores das duas cidades.
1. Restaurantes
Chicama- Av. Conselheiro Aguiar, 2585 – Boa Viagem
Conduzido pelo Chef Biba Fernandes, o restaurante peruano traduz referências brasileiras em seu menu. “O ápice é bolinho de mandioquinha recheado com queijo coalho e palha de alho poró, servido com filet mignon e foie gras”, indica Sofia.
Maison do Bonfim- R. Bomfim, 115 – Carmo, Olinda
“As saladas de endívias combinadas com vinagrete de frutas vermelhas e queijo bussan são maravilhosas”, confessa Sofia, encantada ainda pela costela de cordeiro grelhada ao molho de hortelã, assinada pelo Chef Jeff Colas. Localizado no Centro Histórico de Olinda, o petit restaurant tem ambiente familiar.
Na Cozinha – Rua Mariz e Barros – Recife Antigo
Eleita a melhor chef mulher pela revista Engenho, Miau Caldas oferece menu caseiro com toques de sofisticação ideal para um almoço extenso em boa companhia, assegura Rosália.
Kisu – Av. República do Líbano, 251 – Loja 05 – Pina
Os amantes de menu asiático podem comemorar. Recife sedia memoráveis destinos, o Kisu e o Budhakan Cuisine. Kisu se destaca pelo moderno cardápio, elaborado com precisão pelo Chef Dylan Koishi, após sua temporada no trendy Nobu de Nova York, com opções refinadas e surpreendentes que agradam a todos, segundo Vanessa Arruda Peixoto.
Budhakan Cuisine – Rua do Atlântico, 147 – Pina
Outro excelente asiático é o Budhakan Cuisine. A explosão de sabores proposta pelo Chef Thiago Freitas é emoldurada pela decoração do restaurante. “Peça o cubo mágico, inspirado na brincadeira, ele chega à mesa com várias entradinhas sugeridas pelo chef”, sugere Vanessa.
Mingus – Rua do Atlântico, 102 – Boa Viagem
O restaurante de culinária contemporânea tem como carro-chefe o Prato da Boa Lembrança: filé mignon com risoto de funghi trufado, ideal para quem quer comer bem e ainda levar um souvenir, como propõe Vanessa.
2. Time to relax
Entre as animadas festas e intensa programação, é sugerida uma visita às três mais paradisíacas e celebradas praias pernambucanas:
Porto de Galinhas – Rodovia PE 09
Cenário de badalados hotéis, como o Nannai Resort & Spa e o Summerville, Porto de Galinhas apresenta piscinas naturais cheias de peixes. Faça o passeio de jangada e estenda o repouso com uma massagem nos resorts da orla.
Cabo de Santo Agostinho – Avenida A, 4, Quadra F1, Lote 4A3
Ideal para repouso absoluto, a praia tem visual cenográfico.
Carneiros
Água cristalina, rasa e tranquila, Carneiros dispõe de piscinas naturais com fácil acesso, próximas à faixa de areia litorânea.
Passeios Memoráveis
Praça Rio Branco – Bairro do Recife
A praça homenageia o Barão de Rio Branco, com escultura em bronze lapidada pelo artesão francês Feliz Charpeutier e erguida em pedestal de Corbiniano Vilaça. “É nela que se situa o Marco Zero de Recife, rodeado por monumentais prédios históricos”, acrescenta a arquiteta Sofia.
Parque das Esculturas Francisco Brennand– Bairro do Recife
Um dos principais expoentes artistas pernambucanos, Francisco Brennand selecionou 90 de suas mais fantásticas obras para compor o Parque. “A coluna de Cristal, em argila e bronze, é cartão postal da cidade e emociona pela maestria”, compartilha a colecionada de artes e também artista Rosália Peixoto.
Museu do Cais do Sertão – Av. Alfredo Lisboa
Ousado, o centro cultural inaugurou em 2014 com homenagem à Luiz Gonzaga. Instalações, acervo permanente e mostras transitórias fazem com que a visita requeira tempo para respirar a arte nordestina com todo seu esplendor, como pondera Sofia.
O contagiante frevo, música típica do carnaval pernambucano, pode ser conferido na exclusiva playlist elaborada pelo DJ Raas Anderson ao Metrópoles: