Quais são as tendências de beachwear para 2018? Metrópoles conta tudo
Organizamos uma lista de looks beachwear para arrasar na praia, piscina ou, simplesmente, tomar sol com muito requinte
atualizado
Compartilhar notícia
A indústria de beachwear brasileira é reconhecida pelos recortes, materiais e estampas. O clima tropical presente o ano inteiro no país favorece o aumento de estilistas no setor.
Os looks versáteis para a mulheres e homens contemporâneos caem bem para praia, piscina ou, simplesmente, para tomar um sol.
Entre as marcas que têm feito a cabeça dos fashionistas, estão a TM Rio de Janeiro, com a coleção arco-íris, a versatilidade da goiana Doux Brazil, as peças em neoprene da Salt Sun & Bikinis e as estampas bem-humoradas da masculina Parioca, além do requinte da estilista Lucila Pena.
TM Rio de Janeiro
Entre as etiquetas do momento, está a TM Rio de Janeiro. A criação das irmãs mezzo brasilienses, mezzo cariocas Isabel (formada em fashion design em Milão) e Maria Teixeira de Melo (graduada em fashion business em Nova York) atende, segundo as empresárias, a mulheres que não têm medo de ousar e querem estar sempre bonitas.
A coleção de alto verão 2018 foi chamada de “Follow the Rainbow”. “As listras coloridas nas peças são aplicadas, não estampadas. Dá um efeito especial, criando identidade única”, diz Isabel.
Descobertas por Juana Ferreira, da loja Magrella, a dupla já criou uma coleção exclusiva para a multimarcas em 2015.
Doux Brazil
Made in Anápolis (GO), a Doux Brazil foi criada em 2012, por Jaqueline e Leonardo Ramos. Franjas em lycra, vestidos de seda e estampas tropicais dominam a coleção verão 2018. Para Brasília, as peças foram trazidas pela arquiteta Érika Borges, que vende os itens no seu escritório, na QL 6 do Lago Sul, adaptado com um showroom exclusivo da marca.
“Estava cansada de ver biquínis repetidos nas praias e nas araras. A Doux traz uma pegada sofisticada, com preços acessíveis, ideais para o verão”, conta Érika sobre a marca que significa “doce” em francês.
Na estamparia da coleção 2018, estão cavalos-marinhos inspirados na arte maori das Ilhas Fiji. “Não temos linha de produção. Cada peça é trabalhada artesanalmente, com materiais selecionados, para exaltar cada momento”, explica Érika.
Salt Sun & Bikinis
Outra marca que tem dado o que falar é a Salt Sun & Bikinis, com criações em neoprene. Investir na própria linha de beachwear foi o motivo para a publicitária Bruna Cunha deixar o cargo de diretora global de comunicação em uma multinacional na Holanda, para se aventurar no mundo da moda.
“Sempre admirei arte, design e moda na Europa. Em 2004, decidi voltar para São Paulo e criar meu próprio negócio: uma empresa de beach couture desenvolvendo peças exclusivas em neoprene, com uma pitada do estilo europeu pensado para a mulher brasileira”, explica Bruna.
Os modelos campeões de vendas continuam sendo o cortininha, cortininha longo e tomara que caia. Para a temporada, a designer apostou no top cropped frente única e ombro a ombro.
Nas saídas de praia, o hit são as chemises em tons de verde-heritage, azul-orvalho e rosa-perfume. Tons que lembram as décadas de 1950 e 1960.
Há mais de 20 anos, Bruna pratica mergulho submarino – daí vem a paixão pelo tecido tecnológico. Na capital, as peças são vendidas na multimarcas Wish Brasília.
Naked Swimwear
A empresa do trio Ananda Froes, Bruno Fioravanti (autor do projeto fotográfico “Na sombra dela”) e Melyssa Guimarães é genuinamente brasiliense.
Após três verões no portfólio, neste ano lança mais de 20 modelos diferentes de tomara que caia, tops recortados e maiôs.
A coleção é vista em corpos como os das instagramers Luisa Peleja e Rafaela Amaral. Os produtos são vendidos on-line, no site de beachwear Raia 3.
Parioca
Não nos esquecemos dos meninos! A Parioca é uma marca cheia de bossa do gypsetter carioca Pedro Rosman e tem conquistado os brasilienses. As peças são vistas dos balneários de Trancoso a Jurerê Internacional.
O bom humor está presente nas estampas das bermudas que brincam com corpos nus, como o hit “Anus Luz”. As imagens são criadas pela artista Gisela Pecego. A signature é dada por um charmoso búzio costurado artesanalmente na cintura do item fashionista.
Em Brasília, Luiz Paulo Leal e Lucas Bittar desfilam as criações, que podem ser arrematadas na feira The Market.
Lucila Pena
A mineira Lucila Pena empresta o acabamento assertivo dos seus vestidos de festa, feitos sob medida, para uma coletânea de pareaux dupla face, que caminham do after beach até as mais concorridas festas de verão.
A estilista aposta na combinação de peças com croppeds feitos em seda nas cores laranja-telha, pink, vermelho-tomate e os clássicos preto e branco.
“É perfeito para usar também com bodies, como fizemos com a parceria com a Raquel Jones, da Capezio”, conta a estilista.