metropoles.com

Príncipe Herdeiro da Noruega visitou Brasília para assinar acordos comerciais

Ele recebeu, na embaixada de seu país, alunos do Ciência Sem Fronteiras para trocar experiências

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felipe Menezes/Metrópoles
Ciencia sem Fronteira: Principe da Noruega – 16/11/15
1 de 1 Ciencia sem Fronteira: Principe da Noruega – 16/11/15 - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

O Brasil e a Noruega celebram histórica relação comercial. Em visita oficial do Príncipe Herdeiro, Haakon Magno, a Brasília, nesta segunda (16/11), foi assinado Acordo Marítimo entre os dois países.

“Há 170 anos, um grupo de investidores veio ao Brasil onde realizou a troca de bacalhau por café. Esta transação continua sendo realizada até hoje”, sintetizou, em seu discurso oficial, Haakon que exerce posição como Almirante da Marinha Real norueguesa.

Em sua segunda visita oficial ao país, o Príncipe Herdeiro foi assistido pela Embaixadora da Noruega no Brasil, Aud Marit Wiig. “O Brasil é o mais importante país para a Noruega na América do Sul”, assegurou a Embaixadora ao correlacionar as diferentes atividades de cooperação bilateral estabelecidas.

A visita tem o foco de estreitar a longa história de boas relações entre os dois países. Mesmo em tempos de conhecida crise, a Noruega tem uma grande perspectiva de fortalecer a relação

Aud Marit Wiig

Confraternização
Para celebrar a cooperação bilateral, a Embaixada da Noruega convidou 9 alunos do programa Ciência sem Fronteiras para compartilhar, em conversa informal com o membro da família real, suas experiências e avaliações sobre o intercâmbio cultural realizado no país nórdico.

Aluna de Engenharia Florestal na Universidade de Brasília (UnB), Thaís Jacob Mendes, 25 anos, descreveu seu encantamento pela infraestrutura dos laboratórios e alojamentos da Universidade de Berger, onde estudou biologia nos últimos dois semestres. A colega Raquel Marques, 24 anos, completou: “Apesar de inicialmente mais fechados que os brasileiros, o povo norueguês é extremamente honesto, leal e prestativo”.

Sozinho no Brasil
Desacompanhado de sua esposa, a princesa Mette-Marit Tjessem Høiby, e dos filhos Ingrid Alexandra, 11 anos, e Sverre Magno, 9, o príncipe segue para o Rio de Janeiro, onde se hospedará no Copacabana Palace. Ele visitará seus parentes radicados no Brasil, proprietários da empresa de celulosa Aracruz. “O foco principal da visita ao Rio será o desenvolvimento das relações bilaterais de negócio”.

Na quarta (18/11), a delegação segue para Belém-PA, onde diversos pesquisadores noruegueses colaboram na área de biociência. No programa da Floresta Amazônica, a Noruega já aportou U$ 1 bilhão em contribuição às pesquisas locais.

7 imagens
1 de 7

Felipe Menezes/Metrópoles
2 de 7

Felipe Menezes/Metrópoles
3 de 7

Felipe Menezes/Metrópoles
4 de 7

Felipe Menezes/Metrópoles
5 de 7

Felipe Menezes/Metrópoles
6 de 7

Felipe Menezes/Metrópoles
7 de 7

Felipe Menezes/Metrópoles

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?