Novas anfitriãs: Mariana Ferrer Oliveira e a arte de bem receber
A médica ortopedista Mariana Ferrer Oliveira, 30 anos, é conhecida pela forma impecável e delicada com que se veste, recebe e trata a todos. Casada com o empresário Ricardo Oliveira desde 28 de setembro de 2013, Mariana foi responsável pela decoração do apartamento do casal, que imprimiu seu bom gosto nos detalhes – com várias referência à moda, à […]
atualizado
Compartilhar notícia
A médica ortopedista Mariana Ferrer Oliveira, 30 anos, é conhecida pela forma impecável e delicada com que se veste, recebe e trata a todos. Casada com o empresário Ricardo Oliveira desde 28 de setembro de 2013, Mariana foi responsável pela decoração do apartamento do casal, que imprimiu seu bom gosto nos detalhes – com várias referência à moda, à arte e à arquitetura e com objetos que coleciona de suas viagens em família e com o amado.
Mariana guarda uma verdadeira coletânea de inspirações, em livros e fotos, que utiliza para compôr ambientes nas muitas recepções que gosta de promover. Os eternos apaixonados adoram recriar receitas para servir aos amigos mais especiais, em petit comité.
A principal inspiração para compor a mesa é Glaucia Ferrer, mãe de Mari, e notória anfitriã brasiliense. Foi com ela que aprendeu o que usar e como usar, harmonizando lindos jogos americanos, sousplats, guardanapos com a escolha de flores, castiçais e louças para cada ocasião.
Mariana, apesar do trabalho em tempo integral como médica, sabe otimizar seu tempo para poder se dedicar à arrumação da mesa e ao preparo dos pratos. Com a rotina do casamento, Ricardo também aprimorou seus dotes culinários e costuma ajudá-la no preparo, além, é claro, de se responsabilizar pela playlist dos jantares e almoços oferecidos pelo new couple.
O casal compartilha a dica essencial para receber bem: carinho. Os convidados devem se sentir em casa e, por isso, são recebidos com todo afeto. “Meu lar é sempre florido e cheio de alegria”, assegura.
Para receber o Metrópoles, Mari preparou seu signature dish: medalhão com risoto de tomate seco, mussarela de búfala e rúcula. As delícias são servidas em jogo de porcelana Noritake, belíssimo presente de casamento, ao lado de taças e copos de cristal e prataria – que usa também no dia a dia. Os guardanapos, feitos para a festa de casamento com o monograma MR, entraram para o lindo e rico enxoval. Os jogos americanos vieram de Fortaleza, cidade dos pais de Mariana, onde tudo é feito com capricho e delicadeza.
A delicada anfitriã compartilha a receita exclusivamente com essa coluna:
Medalhão com risoto de tomate seco, mussarela de búfala e rúcula
Ingredientes
1 maço pequeno de rúcula
100 g de tomate seco picado
1 colher (sopa) de azeite extra virgem
1 xícara (café) de vinho branco seco
1 colher (sopa) de cebola picada
1 colher (sopa) de margarina
380 g de arroz arbóreo sem lavar
1 e 1/2 litros de água
2 tabletes de caldo de legumes
150 g de mussarela de búfala cortada
Modo de preparar
Em uma panela, aqueça a água com os tabletes de legumes. Deixe reservado em fogo baixo. Refogue a rúcula e o tomate seco no azeite e junte um pouco do vinho branco e deixe evaporar. Reserve. Em uma panela grande e funda, doure a cebola em metade da manteiga. Acrescente o arroz e refogue por alguns minutos. Adicione o restante do vinho ao arroz, mexa e deixe evaporar em fogo alto. Com uma concha, junte aos poucos o caldo de legumes, que deve estar em ponto de fervura. Cozinhe por 20 minutos. Coloque um pouco do tomate seco em quanto o arroz ainda cozinha. O segredo é mexer sempre e o caldo deve ser colocado um pouco acima do arroz. à medida que for secando, coloque mais caldo. O arroz irá ganhar corpo aos poucos. Experimente e veja se está um pouco acima do ponto al dente. Retire do fogo ainda com ele bem molhado, pois ele irá secar naturalmente. Acrescente a rúcula, o tomate seco, o restante da margarina e a mussarela. Enfeite o risoto com algumas folhas de manjericão. Misture bem e sirva imediatamente. Prepare o medalhão no azeite com sal e pimenta do reino a gosto.
Colaborou Carolina Samorano