Neto de Nelson Rodrigues lança projeto cultural em Brasília
O Panteão da Pátria foi o local escolhido para a festa
atualizado
Compartilhar notícia
O jornalista Nelson Rodrigues marca a história nacional por seu legado, que o conferem o reconhecimento como o maior dramaturgo brasileiro do século XX. Como um resgate à memória de seu avô, o ator e produtor Nelson Vinicius Odenbreit Rodrigues, desembarcou em Brasília para a lançar seu projeto cultural.
O Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, foi o palco da noite de lançamento do Festival de Londres. Na última segunda-feira (24/9), o produtor recebeu os aplausos de cem convidados, dentre eles os ministros Carlos Fernando Mathias de Souza, patrono do projeto ao lado de Nathanry Osório, e Torquato Jardim.
Aos 47 anos, Sacha Rodrigues, como é conhecido, busca exportar a riqueza das obras culturais de seu avô e escolheu o Reino Unido para receber o Festival Nelson Rodrigues em Londres, previsto para abril de 2019.
“Apesar da distância de alguns séculos entre eles tanto Nelson Rodrigues e William Shakespeare são ícones e referências de suas respectivas épocas e culturas. Os considero espíritos irmãos, pois a matéria prima usada por ambos em suas obras é a mesma, a alma humana. Enquanto o ser humano existir no planeta, Nelson Rodrigues e William Shakespeare continuarão sendo autores à frente dos seus tempos”, justificou Sacha.
Apoiado pela Embaixada Brasileira em Londres, e pelas Universidades de Essex e Kings’ College de Londres, o produtor e ator embarca para a terra de Shakespeare com três peças teatrais de autoria de seu avô. O evento irá abranger também a leitura dramatizada de outros quatro textos; uma mostra de filmes inspirados pelo universo “rodriguiano”; e uma exposição dos objetos pessoais do dramaturgo.
A iniciativa busca incentivar investimentos estrangeiros na cultura brasileira, e foi aclamada pelos apoiadores do projeto, Guilherme Cunha Costa e Marcio Artiagas.
A apresentação do projeto foi seguida por um brinde de espumante e apresentação musical do trio de Marlene Souza Lima, com muito jazz e bossa nova.
Confira!