Mercedes Urquiza lança livro no Palácio da Justiça
A história da pioneira foi publicada pela editora Senac
atualizado
Compartilhar notícia
O salão negro do Palácio da Justiça ganhou cor, música e muito sorriso na última terça-feira (11/4) com o lançamento do livro A Trilha do Jaguar – Na Alvorada de Brasília. A publicação escrita pela argentina Mercedes Urquiza, uma das pioneiras da cidade, conta a história da capital pelo seu olhar.
A emoção tomou conta do espaço. Cheia de amigos ao redor, a autora exibia sorrisos e distribuía autógrafos a todos os presentes. Decorado com móveis de acervo do Palácio, cada detalhe do evento foi cuidadosamente pensado.
No livro, Mercedes conta sua trajetória desde 1957, quando deixou seu país natal e começou a maior aventura de sua vida ao lado do então marido, Hugo Maschwitz. O casal colocou um baú com os pertences dentro de um jipe e viajou por 48 dias para se juntar aos candangos na construção da nova capital.
Eles moraram na Cidade Livre em um barraco de madeira, sem luz, água quente ou telefone. E participaram ativamente da criação de Brasília. Mercedes trabalhou como corretora e revendedora de material de construção para os primeiros prédios da cidade.
A emocionante história dessa forte mulher tornou-se narrativa nos 30 capítulos dispostos em seu livro, lançado pelo Senac. Para fazer o prefácio, Mercedes convidou o ex-senador Adelmir Santana.
“Agradeço a Deus por ter me guiado com mão firme por esta trilha que foi, ao mesmo tempo, a mais difícil, porém a melhor a ser seguida”, afirmou a autora em seu agradecimento oficial.
A Trilha do Jaguar – Na Alvorada de Brasília está disponível no site da Editora Senac e nas principais livrarias de Brasília e do Brasil.
Confira quem passou no lançamento: