Inaugurada a exposição “Cor e Corpo” de Tomie Ohtake em Brasília
A mostra reúne 48 obras da artista e faz uma retrospectiva dos 60 anos de carreira da japonesa naturalizada brasileira
atualizado
Compartilhar notícia
Tomie Ohtake, uma das principais representantes do abstracionismo informal, recebeu uma homenagem em Brasília. As principais obras da artista plástica estão reunidas na exposição “Cor e Corpo”, na galeria principal da Caixa Cultural. Na terça-feira (9/1), a vernissagem da mostra reuniu 120 convidados.
Mesmo com todas as obras expostas, quem roubou a cena foi Ricardo Ohtake, 75 anos. O filho da artista e presidente do Instituto Tomie Ohtake era só simpatia. Até autógrafo ele deu. O japonês vive em São Paulo e veio a Brasília exclusivamente para a abertura.
“A mostra é um recorte do trabalho da minha mãe. Temos um pouco de tudo. Isso é uma coisa legal de mostrar. Eu adoro Brasília”, disse Ricardo.
Os curadores Carolina De Angelis e Paulo Miyada selecionaram 48 obras da artista, divididas em 40 gravuras (serigrafias, litografias e gravuras em metal), cinco pinturas e três esculturas.
A japonesa naturalizada brasileira chegou ao país aos 23 anos e iniciou a carreira quase aos 40 anos. Produziu continuamente por mais de 60 anos. Tomie viveu 101 anos (1913-2015).
Um dos destaque da exposição são as esculturas em aço branco dispostas pelo chão. “A sombra delas complementa a própria obra, ocupando o espaço como um todo. Mas o significado é aberto, a artista sempre deixava a interpretação para o público. Não à toa, ela nunca deu títulos aos próprios trabalhos”, disse a curadora Carolina De Angelis.
Confira quem visitou a mostra:
Serviço
Tomie Ohtake: Cor e Corpo
Local: Caixa Cultural Brasília – Galeria Principal – (Setor Bancário Sul, QD 04)
Data: até 4 de março de 2018
Horário: De terça a domingo, das 9h às 21h
Informações: (61) 3206-9448
Classificação etária: livre
Entrada franca