metropoles.com

Friozinho: chefs brasilienses compartilham receitas gostosas de sopa

Seja para afugentar a baixa temperatura ou manter a boa forma para o verão, o alimento é o pedido ideal para uma refeição leve e saudável

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Butternut squash cream soup
1 de 1 Butternut squash cream soup - Foto: Getty Images

Seja para aquecer no inverno ou preparar a silhueta para o verão, ingerir sopas é uma boa pedida e pode ser muito saboroso, além de saudável. Pensando nisso, o Metrópoles convidou alguns dos chefs mais badalados da cidade para compartilhar as suas receitas de sucesso e tornar as suas refeições ainda mais deliciosas.

Sopa de marisco com Erva-doce e Pastis
O veterano chef Alexandre Paredes Rigon soma 30 anos de expertise. Perguntado sobre sopas, o gaúcho assegura que o prato o remete ao saudosismo. “Amo sopa. Trabalhei em alguns conceituados restaurantes, tive a oportunidade de tomar sopas incríveis, como a de trufas negras VGE ou um pout au feu fantástico no Chez Bocuse, além do cassoulet de St. Jacques, no Jacques Le Divellec”, relembra.

A sua sopa, aquela que ele considera realmente a melhor, é receita de casa. Feita por sua avó, à época na qual a família residia no Uruguai, traz similaridade com a de Le Divellec, como os mexilhões. “O ideal de acompanhamento é a família, e quando lembro da família, lembro de festividades”, sugere ele, ao indicar um espumante para compor a refeição. Serve quatro pessoas.

Getty Images
Sopa de marisco com Erva-doce e Pastis. Ingredientes: 1 erva-doce, 1 kg de mexilhões pequenos com casca, 1 cebola picada, 50 ml Pastis, 100 ml de vinho branco, 200 ml de caldo de peixe, 1 ramo de tomilho, 100g de manteiga, azeite de oliva, sal e suco de limão. Preparo: deixe os mexilhões de molho em água de véspera na geladeira. No dia seguinte, escorra e lave várias vezes com água. Raspe e lave os mexilhões. Descasque a erva-doce e corte-a bem finamente com a ajuda de um mandolim. Sue as laminas em manteiga, adicione sal e deglace com o pastis. Verta o caldo de peixe. Cozinhe em fogo baixo por cerca de 10 minutos. Enquanto isso, sue a cebola picada com um pouco de manteiga. Adicione o marisco bem drenado e, em seguida, o vinho branco. Tampe e cozinhe em fogo alto, mexendo ocasionalmente. Quando as conchas estiverem abertas, drene-as. Recolha o suco decozinha e coe em um pano. Junte o suco dos mexilhões ao caldo com a erva doce. Misture a sopa com a manteiga muito fria e um fio de azeite. A consistência deve ser aveludada. Retifique o tempero com um pouco de suco de limão e uma lágrima de pastis. Despeje sobre os mexilhões, enfeite com algumas folhas de erva doce ou endro e sirva rapidamente (imagem ilustrativa)

 

Creme de Tomate com Crostinis de Queijo e Bits de Bacon
Formado em artes culinárias pela The Culinary Institute of America (NY) e em Hotelaria e Gastronomia pela Montgomery College, o chef Paulo Tarso dirige o seu próprio Espaço Gastronômico na cidade e oferece os conhecimentos de suas técnicas em concorridas aulas personalizadas.

Para ele, sopa é sinônimo de comida afetiva, e não é necessário muito para ser deliciosa. “Não precisa ser servida em lugar chique, nem de requinte. Basta a sopa, aquela pessoa especial, um vinho bem encorpado, Netflix e cobertor”, indica. Apesar de fã do prato, ele mesmo não a consome com assiduidade, pois a considera especial.

“Adoro sopas, mas costumo ser exigente com elas, por isso nem sempre peço em restaurantes, a não ser que seja algum no qual eu tenha muita confiança. Além disso, costumo comer apenas em dias frios”, conta ele, elegendo o creme de tomate de sua própria autoria como o seu favorito.

Sua receita, para seis pessoas, vem de uma viagem a Nova York. Lá, em uma degustação guiada pelo chef Moraldo, Tarso aprimorou a técnica da clássica receita. “Sem dúvidas, foi a melhor sopa que já comi na vida. Por esse motivo, eu a faço e ensino até hoje”, garante. “Dedico aos meus alunos e clientes. Sem dúvida, eles são tão fãs dela quanto eu!”, convida o chef a desfrutá-la.

Arquivo Pessoal
Creme de Tomate com Crostinis de Queijo e Bits de Bacon – Ingredientes: 110g bacon em cubinhos, 250g mirepoix picado, 4 dentes de alho picados, 1,5L de caldo de legumes, 130g de roux, 2 latas de tomate pelati, 100ml creme de leite fresco (quente), sal e pimenta. Preparo: refogue o bacon em fogo baixo por 10 minutos. Reserve o bacon. Adicione à panela com a gordura do bacon, o mirepoix e o alho. Refogue até que estejam macios. Adicione o caldo e deixe ferver. Adicione o roux e misture até dissolver. Adicione o tomate e cozinhe em fogo baixo por mais ou menos 1h. Liquidifique ou processe a sopa até que esteja com uma textura bem cremosa. Cozinhe um pouco mais para ajustar a consistência, se necessário. Adicione, por último, o creme de leite fresco, ajuste o tempero e sirva. Decore com bacon e croutons

 

Sopa de letrinhas: Letras de Aspargos
Lui Veronese, a frente do Sallva Bar & Ristorante, coleciona prêmios como chef revelação por anos consecutivos. Dono de técnicas primorosas, ele é fã do prato, seja para noites frias ou até para cuidar do organismo. “Talvez a minha sopa preferida seja uma mais inusitada: a fria espanhola Gazpacho. Um prato para dias quentes, saboroso e muito refrescante. Fica perfeito para toda a família, possível que vire até mesmo o protagonista do banquete”, garante o chef.

Em um receita de autoria própria, Lui compartilha a sua releitura da tradicional sopa de letrinhas, queridinha das crianças. “A ideia era montá-la para adultos. Para as letras, foi feito uma gelatina quente com aspargos brancos, e o líquido era um consumé de cogumelos, missô e trufa”, conta ele, que apresentou a sua criação no programa de televisão Mais Você, da Ana Maria Braga.

Arquivo Pessoal
Sopa de letrinhas: Letras de Aspargos – Ingredientes: 140g de aspargos, 60g creme de leite fresco, 15g de leite em pó, 2g de sal e 4g de ágar ágar. Preparo: descasque os aspargos e cozinhe até estarem macios. Triture para obter um purê. Peneire e reserve. Misture o creme de leite, o leite em pó, o sal e o agar agar com um mixer para não formar grumos. Ferva e misture o purê de aspargos. Disponha a mistura em um molde de letras e deixe que estabilize em geladeira. Consume – Ingredientes: 1 cenoura, 3 cebolas grandes, 1 talo de alho poró, 2 talos de aipo, 1 talo de erva doce, 50ml de vinho branco, 1 talo de salsinha, 2 ramos de tomilho, 1 folha de louro, talos de cogumelos variados, cogumelos paris e 100g de cogumelos secos variados. Preparo: Pique e refogue a cenoura, as cebolas, o alho poró, o aipo, a erva doce em fogo médio. Acrescente o vinho branco e água até cobrir. Junte os talos de cogumelos e os cogumelos paris picados e os cogumelos secos. Cozinhe em fogo baixo controlando para não ferver. Cozinhe por 2 horas. Bata rusticamente com um mixer e cozinhe por mais 40 minutos. Adicione o tomilho, louro e salsinha. Reduza a ¾, coe e reserve. Finalização – Ingredientes: 3 letras de aspargos, 1 ponta de aspargo, croutons, 100ml de consume, 3 talos de shimeji, 2g de azeite trufado, 2g de misso branco, salsinha picada, pimenta do reino moída e flor comestível. Preparo: em um prato fundo, coloque uma pitada de salsinha picada. Em seguida, as letras harmonicamente ajustadas. Ao lado, uma pequena gota de miso para prender o aspargo e outra para prender os talos do shimeji. Ajuste os cogumelos, os croutons e a flor. Um fio de azeite trufado e uma pitada de pimenta do reino moída para finalizar. Leve à mesa com o consummé quente em uma molheira e sirva ​​

 

Voilà!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?