metropoles.com

Conheça entidades em Brasília que valem a pena ajudar

Envolvidos pela esperança que cerca o Natal, que tal ajudar quem precisa?

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
Little girl holding a red heart
1 de 1 Little girl holding a red heart - Foto: iStock

A mensagem principal do Natal é ajudar o próximo. Se há um período indicado para a prática da solidariedade, é agora. É nessa época que muitas crianças, idosos, mulheres e animais, marginalizados pela sociedade, precisam de afeto e doações para ter suas esperanças renovadas.

Por isso, o Metrópoles reuniu instituições que precisam de ajuda. Confira a lista.

iStock

1. Fight 4 The Poor
Série de projetos que são abraçados por personalidades como Zezé di Camargo. O time do Fight 4 the Poor oferece alimento e vestimentas a comunidades periféricas de Brasília. A cada dois meses a entidade organiza uma feijoada beneficente com apoio da Real Società e de Hyago Rabelo. Em sua última edição, o grupo arrecadou 10 mil toneladas de alimentos não perecíveis e todo o material foi distribuído para famílias no Varjão.

  • Apoie a Causa

Contato | @fight4thepoor

2. Corrente do Bem
Após trabalhar volutariamente seis vezes no Médicos Sem Froteiras, a anestesista Liliane Mesquita reuniu amigas que praticam caridade como Carolina Oliveira, Amanda Guerra e Mariana Ferrer para criar o grupo Corrente do Bem, com ações mensais à instituições de caridade. Nesse Natal, o grupo se organizou para presentear crianças e famílias com materiais escolares, kits de higiene pessoal, uma vestimenta completa e uma cesta básica somada à uma ceia de natal.

  • Apoie a Causa

Contato | @br.correntedobem

3. Change Generation
Um grupo de amigos inconformados com as condições sociais da Estrutural, decidiu fazer a diferença e tentar mudar aquela realidade. Ao longo de todo o ano distribuem alimentos, roupas e dias de brincadeira repleto de esperança às crianças das creches e as famílias que habitam próximo ao Lixão.

Apoie a Causa

Contato | www.changegeneration.com.br ou @changegeneration

4. Anjos da Madrugada
A empresária e joalheira Priscila Castro lidera um grupo de amigos que visita moradores de rua e oferece assistência médica e dentária, alimentos, roupas e cortes de cabelo. Ao menos duas vezes por mês ela mobiliza um time de voluntários de médicos, cabeleireiros e empresários para ajudar quem não possui moradia e vive no Setor Comercial Sul. O grupo costuma armar barracas na região e criam uma experiência acolhedora doando roupas e alimentos não perecíveis.

  • Apoie a Causa

Contato | (61) 3248 5891

5. Instituto Vicky Tavares – Vida Positiva
Inspirada na perda de um grande amigo vítima de HIV, Vicky Tavares fundou o instituto em 2006 para ajudar portadores e familiares na luta contra a Aids. O instituto oferece apoio pedagógico, psicológico, educacional e assistência à saúde e ao desenvolvimento do esporte e artes entre os 17 jovens, crianças e adolescentes que ampara. Ela também promove o Lanchinho Positivo que distribui 2500 lanchinhos para seis laboratórios de hospitais públicos após a coleta de sangue”.

  • Apoie a Causa

Contato | 61.30640947 / 99428932 e vickytavares@hotmail.com

 

iStock

6. Abrigo de Animais Flora e Fauna
Sob os cuidados voluntários do colaborador, o beauty artist Pedro Jorge Monteiro Costa, e das protetoras dos animais, Orclini Arruda de Carvalho e de D. Vera, animais desemparados são resgatados e recebem alimentos, moradia, tratamentos e cirurgias enquanto aguardam a adoção.
O grupo de voluntários promovem feiras de adoção de cães e gatos com o apoio de veterinários.

  • Apoie a Causa

Contato | (61) 99842-5461 e abrigofloraefauna@gmail.com

 

7. Associação de Mães, Pais e Amigos na Recuperação de Excepcionais – Ampare
O diagnóstico de síndrome de Down dado a Mariana, filha de Gláucia Gomes, inspirou a luta e fundação da Ampare para assistir crianças e adolescentes excepcionais. O centro oferece apoio pedagógico, oficinas de artes, aulas de natação e música, além de fisioterapia para aprimorar o desenvolvimento dos 150 assistidos. Após o falecimento precoce de Gláucia, em maio deste ano, a ONG e a Casa Abrigo, na Vila Planalto, que “atende dez crianças de forma vitalícia”, são coordenadas por Maisa Gomes com o mesmo afinco dedicado ao longo do legado de amor e caridade de 35 anos de Glaucia.

  • Apoie a Causa

Contato | 61.32749561 / 33061110 e ampare@brturbo.com.br

 

8. Associação de Mulheres Empreendedoras – AME
Voltada ao enobrecimento da mulher no mercado de trabalho, a organização foi idealizada por Cristina Boner Leo e é gerida por suas filhas Karina e Mariana, além de um grupo de notórias empresárias como Carla Amorim, Carol Hudson e Cristina Medanha. Anualmente, promove o Bazar AME cuja renda é integralmente revertida aos projetos da instituição, como o apoio à Casa Abrigo Feminina, assistência jurídica, psicológica e alimentícia à mulheres vítimas de violência doméstica e sua integração ao mercado de trabalho com cursos de capacitação.

  • Apoie a Causa

Contato | www.amedf.org.br | @ame_df

 

9. Casa Transitória de Brasília
A instituição promove o acolhimento, enquanto medida de proteção especial provisória à 180 crianças e adolescentes vulneráveis do Distrito Federal. Trabalha desde 1974 na proteção e garantia dos direitos dos infantes, “visando, de acordo com o estudo de cada caso, a reintegração familiar, a colocação em família substituta, trabalho da autonomia, projeto de vida e inserção no mercado de trabalho”.

  • Apoie a Causa

Contato | www.casatransitoria.blogspot.com.br

 

iStock

10. Instituto Nair Valadares – Inav
Responsável por oferecer ensino gratuito a 459 crianças e adolescentes, de 3 a 14 anos, a instituto foi fundado por Sebastião Valadares como uma homenagem à promessa feita ao sonho de sua mãe, Nair. “Sei que valeu a pena e faria de novo, porque a concretização desse sonho mudou completamente minha vida e meu destino”, compartilha sobre o projeto erguido há 15 anos.

  • Apoie a Causa

Contato | www.inav.org.br  (61) 3333-1552

11. Centro de Ensino e Reabilitação – CER
O centro sediado no fundos do colégio público CASEB ampara 37 crianças e adolescentes excepcionais oferecendo fisioterapia, aulas de computação, música, dança e artes. Sob o cuidado de Martha Santos e Oslima Ribeiro, o centro ajuda com oficinas e possui um bazar permanente de vestuário.

  • Apoie a Causa

Contato | www.centroensinoereabilitacao.blogspot.com.br (61) 3242-8565

 

12. Escola Infantil A Caminho da Luz
Sediado na Cidade Ocidental, o centro de ensino oferece educação integral a 20 crianças, de 4 a 5 anos, sob os valores de amor, respeito a diversidade e compreensão cívica compartilhados pelo Grupo Espírita Fraternidade e Caridade e pela dedicação de Luiza e Josiene Nasser. Ao longo dos três anos de trabalho, atendeu por 10h diárias 66 crianças fornecendo quatro refeições diárias, material escolar, uniformes, mochila, vestuários de verão e inverno, além de kit de higiene.

  • Apoie a Causa

Contato | www.facebook.com/acaminhodaluzabc (61) 99288-1858  99236-0587 ribeiromartinsm@gmail.com

 

13. Associação dos Voluntários do Hospital Universitário de Brasília – AVHUB
Nelma Freire preside a associação que oferece aos pacientes do Hospital Universitário de Brasília uma condição mais fidedigna, com identificação dos leites, oficinas de patchwork para criações de almofadas aos leitos, lanches, cortes de cabelos e manicure, e vestuário. Oferece também oficinas para a composição de perucas e sutiã com proteste em tecido oferecidos às mulheres mastectomizadas.

  • Apoie a Causa

Contato |  (61) 33071598 / 34485378

14. Creche Dona Diva
Filha adotiva de Diva Soares, Ana Paula criou a creche para retribuir às 109 crianças assistidas, de 6 meses à 12 anos de idade, o mesmo amor e carinho que recebeu em sua criação. Sediada no Núcleo Rural Córrego do Palha, próximo ao Varjão, a organização oferece apoio aos estudos, alimentação, aulas de música e artes às crianças da comunidade. É totalmente mantida por contribuições voluntárias e esforço das famílias.

  • Apoie a Causa

Contato | www.crechedonadiva.blogspot.com.br (61) 98406-3589  crechedonadiva@gmail.com

 

15. Projeto Adoção São Francisco
O grupo de voluntários liderados por Daniela Nardelli e Jovenília de Oliveira compartilha o amor de São Francisco de Assis pelos animais. Responsáveis pelo resgate, amparo, proteção e assistência de 120 cães e gatos, os voluntários promovem feiras de adoção periodicamente e tiveram notoriedade ampliada após a Campanha Espalhe Amor 2015.

  • Apoie a Causa

Contato | www.facebook.com/projetoadocaosaofrancisco @adocaosaofrancisco (61) 98546-4542 e adocaosaofrancisco@gmail.com

16. Lar São José
Casa de Repouso para idosos assistida por freiras, como é o caso da Irmã Selma, oferece acalento a 60 pessoas. O projeto ainda inclui creche que promove escolarização e encaminhamento para o mercado de trabalho através dos programas Integra e Adolescente Aprendiz, assistência média e integração à sociedade com oficinas familiares e promoção dos direitos fundamentais. Há 20 anos é abrigo para crianças e adolescente de 0 a 18 anos completos de idade.

  • Apoie a Causa

Contato | www.abrigolardesaojose.org.br (61) 3491-0265

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?