Aproveite o feriadão: brasilienses indicam quatro roteiros pelo Brasil
Entre os hotspots brasileiros estão Itaipava, Inhotim, Angra dos Reis e Porto Alegre
atualizado
Compartilhar notícia
Globetrotters, as brasilienses – de coração ou nascimento – são experts em viajar e desfrutar roteiros como locais. Bem relacionadas, adoram apostar em novidades. Por isso, o Metrópoles consultou quatro fashionistas sobre os encantos de destinos brasileiros, que podem ser conhecidos e desfrutados durante o bate e volta do feriadão.
Priscila Mendes Sanchez aposta em Itaipava, RJ
Natural de Itumbiara, Goiás, a advogada Priscila Mendes Sanchez, 27 anos, é brasiliense de coração e mora na capital há uma década. Casada com o chef Rodrigo Sanchez, ela adora receber os amigos em casa. O dois mantêm uma residência em Itaipava, região serrana do estado do Rio de Janeiro. À apenas 1 hora e meia de carro das praias cariocas, Itaipava é um reduto para quem deseja fugir do caos, curtir uma boa gastronomia e admirar a bela paisagem de Petrópolis.
“O céu, o ar puro e a tranquilidade são os aspectos que eu mais gosto de Itaipava. O friozinho da serra é perfeito para noites românticas regadas à vinhos”, confidencia. A dica da insider? “Três dias é o suficiente para se apaixonar pelo paraíso das montanhas”.
A Angra dos Reis de Maria Eduarda Portella Amorim
Mineira radicada em Brasília, Duda Portella Amorim costuma compartilhar sua rotina nas redes sociais. Entre as publicações, as viagens à casa da família em Angra dos Reis são sempre um sucesso. “É o lugar mais bonito que já fui. Sinto uma grande paz quando estou lá. Amo a natureza exuberante, as ilhas, passear de barco ou até mesmo ficar em casa lendo um bom livro e tomando sol”, conta a digital influencer.
O restaurante Chez Dominique e o Fasano são dois must go para Duda. Para quem adora pesquisar e comprar roupas versáteis e ainda curtir boa gastronomia, o Piratas Mall é sempre uma pedida. Outra sugestão é navegar até Paraty, cidade histórica. Lá, o almoço favorito é no premiado bistrô Banana da Terra. “Aproveite o percurso para contemplar a natureza”, indica.
Inhotim, em Minas Gerais, é a dica de Bruna Alvim Mendes
Nascida em Belo Horizonte, mas criada em Brasília, a joalheira Bruna Alvim Mendes é reconhecida por sua sofisticação. Filha da designer Maura Mendes, ela cultivou o hábito de viajar com a mãe para centros e feiras culturais artísticas em todo o mundo. Entre os destinos que costuma curtir, o Instituto Inhotim, em Minas Gerais.
Sede de importantes acervos de arte contemporânea brasileira e tido como o maior centro de arte ao ar livre da América Latina, Inhotim oferece uma experiência única. “Não tem como não se surpreender com o paisagismo, a arquitetura das galerias e as obras incríveis. Para conhecer tudo é preciso de 2 a 3 dias”, indica. “Vale até alugar um carrinho de golfe para otimizar o passeio”.
Entre suas obras favoritas estão os bancos gigantes do Hugo França; a instalação de Hélio Oiticica à beira do lago; o pavilhão com as fotografias de Miguel do Rio Branco; além das galerias de Adriana Varejão, Cildo Meireles e Tunga.
Simone Pontes rumo à Porto Alegre
Nascida em Pelotas, no Rio Grande do Sul, Simone Pontes coleciona paixões. Em um estilo que sintetiza como hi-low, ela é uma apaixonada pela cultura gaúcha e sugere três dias para conhecer a capital. Os programas gastronômicos são seus favoritos. “Gosto de ir ao restaurante Um, comandado pelo chef Carlos Kristen, para um almoço de qualidade. O que pedir? Tudo é bom!”, brinca.
O Press Café, na rua Hilário Ribeiro; a boulangerie badalada Barbarellla Baker e a tradicional churrascaria da cidade, Barranco, são outras dicas gourmets de Simone. Entre os passeios imperdíveis, destaque para o Rio Guaíba, conhecido por ser cenário de um dos mais belos pôr do sol do país; e o Museu Iberê Camargo que tem agenda recheada de exposições interessantes.