A moda na era da tecnologia será tema do Met Gala 2016
Evento idealizado por Anna Wintour, editora-chefe da Vogue americana, reúne celebridades em prol do instituto de moda do Metropolitan Museum of Art, em Nova York
atualizado
Compartilhar notícia
Todos os anos, o Metropolitan Museum of Art recebe o icônico Costume Institute Gala, baile filantrópico idealizado por Anna Wintor, editora-chefe da Vogue americana, em prol do Metropolitan Museum of Art’s Costume Institute, em New York.
Para a edição 2016, em 2 de maio, foi anunciada a temática “Manus x Machina: Moda em uma Era de Tecnologia”. O black tie event, cujo red carpet inspira o evening wear, terá celebridades e protagonistas do mundo da moda vestindo criações em sintonia com o conceito e marcará a abertura da exposição que segue de 5 de maio a 14 de agosto do próximo ano.
Serão exibidas mais de 100 peças, do prêt-à-porter à alta costura, justapostas com produtos feitos à máquina, representando as novas tecnologias aplicadas à indústria, como a modelagem térmica e corte a laser.
Tradicionalmente, a distinção entre a alta-costura e prêt-à-porter é baseada no handmade e no feito à máquina, respectivamente. Entretanto, “esta distinção tornou-se cada vez mais tênue com ambas as modalidades adotando as práticas e técnicas da outra”, sintetizou o curador do Costume Institute, Andrew Bolton.
A exposição apresentará ainda oficinas vivas, tais como impressão 3D, prometendo “desafiar as convenções da dicotomia mão/máquina e propor um novo paradigma pertinente para a nossa era da tecnologia digital”.
Anna Wintor, chair of the event desde 1995, é responsável pela seleção dos 700 convidados da memorável noite. Ao lado de Idris Elba, Jonathan Ive e Taylor Swift apresentarão o baile que homenageará os talentosos estilistas Nicolas Ghesquière (Louis Vuitton), Karl Lagerfeld (Chanel e Fendi) e Miuccia Prada (Prada e MiuMiu).
Considerado a anual premier da indústria fashion, o Met Ball é realizado desde 1946. Em 2016, terá patrocínio da Apple, a gigante de eletrônicos.
“Há casos em que a tecnologia é otimizada, mas, em última análise, é a quantidade de cuidado colocado no artesanato, se é feito à máquina ou feito à mão, que transforma materiais comuns em algo extraordinário”, assegura Ive, chefe de design da Apple. “Tanto o processo automatizado quanto o artesanal precisam de quantidades semelhantes de reflexão e experiência.”
O CEO do MET apresenta a noite como oportuna para “examinar os papéis que o artesanal e o feito à máquina têm no processo criativo”, uma vez que “a moda e a tecnologia estão intrinsecamente ligadas, mais agora do que nunca”.
Para os interessados em comparecer, que não estejam na lista de convidados, os convites individuais estão estimados em US$ 25 mil, incluindo a cocktail hour, com o momento do red carpet, e o jantar formal.
Os trajes desta noite inspiram coleções e reproduções em todo o mundo. Confira algumas celebridades que marcaram presença este ano:
Save the date!